logo

Maxion Structural Components projeta futuro mais sustentável com redução de 30% na emissão de CO2

Plano de metas pretende fazer com que a empresa se torne carbono neutro até 2040; ações de diversidade também são fortalecidas e resultados já surgiram
Author image

Vitor Matsubara

03 dez 2021

4 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Toda empresa precisa olhar com atenção para o meio-ambiente. Enquanto traçam estratégias para entrar de cabeça na era da eletrificação, as maiores companhias da indústria automotiva estabelecem metas para preservar a natureza, como a neutralização de carbono e a diminuição significativa da emissão de CO2.

A Iochpe-Maxion faz sua parte ao assumir o compromisso social de reduzir as emissões de gases do Efeito Estufa em 30% até 2025. Sendo assim, na condição de divisão de negócios responsável pela produção de componentes estruturais metálicos, a Maxion Structural Components tem papel fundamental para ajudar a companhia a atingir o objetivo. 

Não é de hoje que a empresa adota a sustentabilidade como um de seus valores principais. Há mais de 20 anos, a Maxion Structural Components (ou MSC) criou comitês de sustentabilidade em todas as suas plantas. Esses grupos vão exercer um papel fundamental na busca pelas metas.

Em busca dos objetivos

A MSC estabeleceu um extenso plano de ações para se tornar uma empresa mais sustentável para contribuir na meta de redução de emissões de CO2 em 30% até 2025.

No planejamento estão medidas como a aquisição de energia elétrica a partir de fontes renováveis no período de 2022 a 2025 e a implantação de projetos de redução de consumo de gás natural e energia elétrica de 2021 a 2030.

Na década de 2030 a 2040, a meta é implantar projetos para baixar a emissão de CO2 provenientes de fontes indiretas, como o transporte de matéria-prima e produtos acabados. Por fim, a Maxion Structural Components também vai compensar as emissões remanescentes com certificado e, a partir de 2040, se tornará uma empresa carbono neutro.

A Gestão de Meio Ambiente, que monitora quatro Indicadores Globais (energia, gás natural, água e resíduos), estruturou uma campanha para o fortalecimento da Cultura de Sustentabilidade em todos os níveis da empresa. O intuito é promover a conscientização de todos os colaboradores, desde as lideranças até o chão de fábrica.

É importante ressaltar também que a MSC não pretende apenas modificar o impacto ambiental dentro de seus corredores, e sim realizar ações capazes de alterar o ambiente externo.

Pensando nisso, foi criado o Padrão de Compras Sustentáveis, que inclui a negociação com fornecedores verdes (cujo compromisso com a sustentabilidade esteja presente em suas ações), a compra de materiais com menor impacto ambiental e a influência nas aquisições de fontes renováveis.

Uma empresa para todos 

Outra frente fortalecida dentro da MSC foi a de Diversidade & Inclusão. Há pouco mais de um ano, a empresa estabeleceu um Comitê para criar governança, amadurecer e direcionar os desafios da instituição relacionados ao tema. 

Segundo a companhia, o grupo é composto por “pessoas que representam todos os marcadores sociais e de todas as regiões onde a empresa atua”. Sua primeira ação oficial foi realizar pesquisas de campo com mais de 10 empresas no Brasil e exterior para capturar aprendizados e melhores práticas sobre o tema.

A partir daí, foram definidas quatro estratégias principais para iniciar as atividades na divisão: criar grupos de afinidade; trabalhar, treinar e reduzir os vieses inconscientes; desenhar um plano de comunicação abrangente e estabelecer metas para cada eixo de atuação dentro de Diversidade & Inclusão.

Os resultados já estão sendo notados na empresa. Campanhas de comunicação foram realizadas sobre cada eixo de Diversidade & Inclusão, bem como a organização de um webinar com convidados e a contratação de uma consultoria para realizar o treinamento de vieses inconscientes. Por fim, dois grupos de afinidade (Gênero & Etnia) foram criados em todas as operações.

Próximos passos

A partir de 2022, o objetivo é iniciar os grupos LGBTQIA+, PCD e Geração para criar um ciclo contínuo em todos os eixos de Diversidade & Inclusão.

Com todas as metas estabelecidas e objetivos bem traçados, a Maxion Structural Components reforça o comprometimento de atuar com base no tripé “Social, Ambiental e Econômico”.

Assim, a constante busca pela redução do impacto ambiental caminha lado a lado com o bem-estar e o desenvolvimento da comunidade onde atuam, pilares fundamentais para atingir a sustentabilidade do negócio a longo prazo. A sociedade e o meio-ambiente agradecem.

A Maxion Structural Components é uma divisão de negócios da Iochpe-Maxion, companhia global, líder mundial na produção de rodas automotivas e um dos principais produtores de componentes estruturais automotivos nas Américas. Com 32 unidades fabris, localizadas em 14 países e cerca de 15 mil funcionários, atende a clientes ao redor do mundo nos prazos e padrões de qualidade e competitividade exigidos por eles. 
Com unidades em quatro países e mais de sete mil colaboradores, a divisão de componentes estruturais produz longarinas, travessas e chassis montados para veículos comerciais e conjuntos estruturais para veículos leves. 

É uma empresa que possui alto nível de conhecimento técnico e que busca constantemente fornecer soluções inovadoras nas áreas em que atua, utilizando macrotendências globais para direcionar o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias de forma independente ou em cooperação com parceiros estratégicos.