“Fizemos uma análise detalhada quanto ao local em que a fábrica seria implantada. Pesou muito a favor desta escolha aspectos como proximidade aos clientes, infraestrutura da cidade, mão de obra qualificada e o bom relacionamento com a comunidade”, afirma em nota Don Polk, presidente da Maxion Wheels nas Américas.
A fábrica atenderá a demanda do mercado nacional por automóveis com este tipo de roda. Para o executivo, os consumidores brasileiros estão seguindo uma tendência global que busca veículos mais sofisticados e mais completos. “As rodas de alumínio passam a ser uma exigência nos novos modelos de automóveis”, ressalta. Além deste investimento em Limeira, a Maxion Wheels está em fase de expansão de sua planta localizada em Santo André, na região do ABC paulista, que também produz rodas de alumínio, cuja capacidade de 1,5 milhão de unidades/ano será aumentada em 50%.
Para decidir o local da nova fábrica e iniciar os preparativos para a construção, a Maxion buscou apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimento do governo estadual, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, além da Secretaria de Desenvolvimento de Limeira, vinculada à prefeitura.
“São Paulo é o Estado que tem a cadeia de fornecedores mais completa do setor automotivo no País. Isso porque a região oferece a melhor infraestrutura para o escoamento da produção, melhorando a logística das empresas. O investimento da Maxion Wheels em São Paulo é uma prova da confiança no desenvolvimento contínuo do Estado e das melhorias que estão sendo feitas em estradas, portos e aeroportos”, defende o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.