A Dongfeng Maxion Wheels, como será chamada a joint venture, construirá a nova planta com capacidade de produzir 2 milhões de rodas por ano na província de Hubei. O início das operações previsto para o terceiro trimestre de 2020, com a geração de 450 empregos diretos. A Maxion investirá € 8 milhões no negócio e a Dongfeng deverá aportar recursos semelhantes na unidade.
“Aumentar a presença na Ásia é uma das prioridades da Iochpe-Maxion”, disse Marcos Oliveira, presidente da empresa. A Maxion já tem uma fábrica de rodas de aço para veículos pesados na China, com volumes bem menores. O objetivo agora é fazer uma ofensiva no segmento de rodas de alumínio em países asiáticos, incluindo o mercado chinês, o maior do mundo para o componente. A empresa também realiza investimentos para a expansão de sua linha de rodas de alumínio já existente na Tailândia e termina a construção de outra fábrica na Índia.
“Quando fizemos o primeiro investimento na China, em 2008, o objetivo era exportar para a Europa, mas as condições mudaram e a operação se focou no mercado chinês. Agora, com a produção de rodas de alumínio vamos atingir onde está a maior demanda”, acrescentou Oliveira.