É a segunda unidade do Formare fora do Brasil: a primeira oferece cursos ministrados na fábrica da MWM International em Jesús María, na Argentina.
A inauguração da unidade teve contou com a presença de Evelyn Ioschpe, presidente da Fundação Iochpe, Ivoncy Ioschpe, do conselho curador da Fundação Iochpe, Beth Callia, coordenadora geral do Formare, Don Polk, presidente da Maxion Wheels nas Américas, Célia de Almeida, diretora de RH da Maxion Wheels, Juan Manuel Carreras López, secretário de educação do governo mexicano e Juan Mortera Gil, gerente da fábrica.
“O Formare, na Maxion Wheels, é um sucesso total. Hoje, no quinto ano de parceria, o programa é muito mais forte, muito bom negócio para qualquer empresa e oferece tantos benefícios que fica difícil de quantificá-los. Por isto estamos levando-o para o México. Todos ganham com o Formare”, comenta Don Polk, presidente da Maxion Wheels nas Américas.
No Formare, os funcionários são voluntários como educadores e as dependências da empresa são utilizadas como sala de aula.
“A operação no México será muito parecida à que temos aqui no Brasil. Ou seja, o curso também será ministrado por educadores voluntários, colaboradores da unidade, que atuarão como multiplicadores de conhecimento para estes jovens, também selecionados na faixa de baixa renda da população local. As disciplinas mesclarão conteúdo teórico e prático preparado e desenvolvido pela Fundação Iochpe, traduzidos para o espanhol. Já o acompanhamento da qualidade dos processos e a certificação do curso ficará a cargo da Universidad Tecnológica que assumirá, em San Luis Potosí, o papel desempenhado aqui pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)”, afirma Beth Callia, coordenadora geral do Formare.
Desde que foi criado, o Formare conta com 84 unidades e 51 empresas parceiras, atualmente são 1.680 alunos em formação com 3.360 educadores voluntários em 60 municípios de 12 estados brasileiros.</storng>