logo

carreira

MBA: ter ou não ter?

É cada vez mais clara a necessidade de ganhar destaque no mercado de trabalho. Faculdade? Sim, mas apenas um curso de graduação não te faz diferente de outros milhões de profissionais também interessados em conquistar uma posição de destaque. É preciso buscar especialização, que aproveita e dá uma cara nova, especial, ao que foi aprendido na faculdade.
Author image

Redação AB

10 jun 2011

2 minutos de leitura

Um curso do gênero fornece outra perspectiva aos objetivos profissionais, com maior possibilidade de conquistar metas. Você pode ser um engenheiro formado por uma boa faculdade mas um engenheiro que tenha MBA, por exemplo, será muito mais útil para a montadora.

Já que citei o MBA como exemplo, vamos nos ater a esse tipo de especialização. Há muitos cursos de MBA no mercado e nem todos estão de acordo com as exigências do MEC. Por isso, é necessário ter cuidado ao escolher a sua pós-graduação. De nada adianta fazer um curso que não lhe agrega a chancela para o mercado. Pode ser dinheiro jogado fora.

Algumas escolas brasileiras já apareceram nas listas dos melhores cursos de MBA do mundo, como o instituto Coppead, da UFRJ, que foi 65° lugar no ranking de 2009 do Jornal Financial Times. Outra instituição nacional de renome, só que na lista da Revista América Economía, é a FGV-SP.

O preço de um MBA no Brasil varia de R$ 15 mil até R$ 40 mil, dependendo da instituição. Para especialização na indústria automotiva, existem cursos em gestão da indústria automotiva e em design automotivo em algumas instituições brasileiras, como o Centro de Estudos Automotivos, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo e outros. No exterior, um MBA reconhecido da área é o da Universidade de Tecnologia de Viena.

Portanto, é importante escolher muito bem a instituição e saber que uma especialização pode ser um investimento pesado mas necessário para a carreira, além de representar melhores salários. Invista em você e saiba escolher um bom curso baseando-se em pesquisas e referências. Vale a pena!