Os projetos de capacitação e desenvolvimento de fornecedores de autopeças abrangerão todos os segmentos do setor: automóveis, caminhões, máquinas e implementos agrícolas e rodoviários. Segundo determinação do MDIC, os projetos deverão contemplar:
1) Implantação de plano de monitoramento e controle do projeto;
2) Implantação de plano de comunicação e mobilização local do projeto;
3) Diagnóstico da demanda e da oferta;
4) Implementação de plano de estruturação de instância de governança e cooperação dos atores locais, contemplando: articulação institucional; negociação/mobilização com empresas âncoras;
5) Manual de fornecimento (com reunião de apresentação das estratégias de compras das âncoras);
6) Formação da rede (com reuniões periódicas).
No setores petróleo, gás e naval, a iniciativa vale para APLs do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco. As informações sobre o programa e requisitos para inscrição dos projetos estão definidas nos Editais de Chamamento Público nº 1 e nº 2, que podem ser consultados no site do MDIC. Entre outros requisitos, as instituições devem ser entidades privadas sem fins lucrativos e comprovar qualificação técnica e capacidade operacional para executar o projeto.
As instituições interessadas em participar do programa têm até 31 de agosto para se inscrever junto à Secretaria de Desenvolvimento da Produção do MDIC.