logo

carcon automotive

Média diária de vendas avança 8,4% em junho

Dados de emplacamentos de veículos leves (automóveis e utilitários) do Renavam nos primeiros 10 dias úteis de junho, considerando os licenciamentos até a sexta-feira passada, dia 14, indicam que a média diária de vendas cresceu 8,4% este mês, para 15,5 mil por dia, contra 14,3 mil no mesmo período de maio. O cálculo foi feito pelo consultor Julian Semple, da Carcon Automotive.
Author image

Redação AB

17 jun 2013

1 minutos de leitura

No total, foram emplacados nesta primeira quinzena de junho 155,3 mil veículos leves. Semple estima que junho deve fechar com 315 mil automóveis e utilitários vendidos. “Apesar de junho contar com um dia útil a menos que maio, as vendas tendem a crescer 5% sobre o mês passado, mas terão queda de 7,4% em relação a junho de 2012”, avalia. Esse recuo em relação ao mesmo mês do ano passado pode ser explicado pela adoção do desconto de IPI, que o governo anunciou em maio e aqueceu o mercado.

Terminada a primeira metade de 2013, a expectativa é de crescimento em relação ao ano passado, em linha com as previsões da Anfavea, a associação dos fabricantes. “Em se confirmando a previsão de junho, no acumulado do ano atingiremos 1,72 milhão de veículos leves emplacados, um aumento de 5,4% sobre o primeiro semestre de 2012”, calcula Semple.

A Fenabrave, entidade que reúne os concessionários, deve divulgar nesta terça-feira, 18, o fechamento da primeira quinzena de junho com base em 11 dias úteis, como faz habitualmente.