
O público feminino se preocupa com a segurança em vários aspectos quando se fala não só de automóveis, mas especialmente de mobilidade. Estudo feito pela OLX revelou um dado preocupante: menos da metade das mulheres se sentem totalmente seguras ao usar transporte por aplicativo.
A pesquisa feita em parceria MindMiners entrevistou mulheres de todo o país e trouxe estas e outras percepções sobre o setor automotivo. No caso dos apps de transporte, 46% das participantes disseram que se sentem seguras ou muito seguras como usuárias do serviço. Entre os homens, a confiança sobe para mais de 50%.
Veja mais:
– Equidade de gênero ainda é desafio no setor automotivo
– 62% dos brasileiros preferem apps de mobilidade ao próprio carro
O público feninino, contudo, é o que usa mais os aplicativos, também segundo a pesquisa. Entre elas, 29% afirmaram utilizar essa modalidade de transporte ocasionalmente, 18% raramente, 14% com frequência e 12%, regularmente.
Mulheres querem mais serviços automotivos
O levantamento da plataforma de e-commerce também chama a atenção para as demandas das mulheres em relação aos produtos. Para 66% das entrevistadas, a segurança é o item mais importante na compra de um veículo.
E apesar de 57% das respondentes acreditarem que grande parte do setor automotivo oferece veículos adequados para as mulheres, o público feminino ainda tem demandas próprias. Para 60% delas, o setor poderia ofertar mais serviços e veículos voltados para as necessidades das consumidoras.
“Seja mais espaço para acomodar itens do dia a dia, tecnologias avançadas ou eficiência de combustível, por exemplo, a maioria das consumidoras automotivas anseia por serviços e produtos mais segmentados, ainda que boa parte reconheça que o mercado já oferece opções de veículos adequados às suas necessidades”, afirma o VP de Autos e Comercial do Grupo OLX, Flávio Passos.
A pesquisa foi feita de forma online e entrevistou 600 pessoas entre os dias 22 e 26 de fevereiro de 2024. Dentro desta amostra, 60% eram mulheres e 40%, homens.