logo

none

Menos postos de trabalho, apesar do IPI reduzido

A jornalista Cleide Silva escreve no Estadão de 29 de julho que o setor automotivo eliminou 47,4 mil vagas na crise, desde outubro do ano passado, incluindo 35,7 mil na área de autopeças e 11,7 mil entre as montadoras.
Author image

cria

29 jul 2009

1 minutos de leitura

Ela afirma também que começou uma lenta reação recentemente, com contrações na Volkswagen e General Motors.

O Diário do Grande ABC, em artigo de Michele Loureiro, escreve que agora foi a vez da Ford anunciar a efetivação de quarenta empregados temporários que teriam os contratos encerrados neste mês.

A Volkswagen, também em São Bernardo do Campo, SP, já realizou 530 contratações de mão-de obra-temporária este ano. Além disso, houve 670 efetivações no primeiro semestre de 2009. Segundo o sindicato da categoria, outros 600 colaboradores podem ser efetivados até o final do ano.

IPI

Cleide Silva afirma que desde março, quando a redução do IPI foi prorrogada, as montadoras se comprometeram em não demitir, mas havia exceções como em caso de contratos temporários e programas de demissão voluntária.

Já em autopeças valeram os acordos feitos entre empresas e sindicatos, a maioria estabelecendo redução de jornada e salários.

“Estamos em fase de recuperação” – disse Paulo Butori, presidente do Sindipeças, à jornalista.