
No primeiro trimestre de 2012, o mercado automotivo passou por expansão de apenas 2,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre os seis maiores mercados da América do Sul, Argentina, Colômbia, Peru e Venezuela mostraram crescimento na comparação com o mesmo período do ano passado. Já o Brasil apresentou pequena retração de 0,8% e o Chile caiu 4%, como é possível observar abaixo.

No ranking das três marcas líderes em vendas no primeiro trimestre, a Chevrolet se sobressai em cinco países e comprova a forte presença na América do Sul. Destaque também para o grupo Hyundai-Kia, com participação expressiva no Chile, Colômbia e Peru.

Apesar do Brasil ter se mantido estável neste primeiro trimestre, as estimativas para a região apontam para um crescimento de 4% a 5% nas vendas de 2012 em relação a 2011. Alguns países sul-americanos mostraram expansão bem maior do que a do Brasil. Porém, a contribuição deles no volume total é menor. Com isso, o ritmo de crescimento do continente deve ficar muito próximo ao do Brasil, entre 4% e 5%.