logo

autoinforme

Mercado chega a 3 milhões de carros

As vendas de automóveis e comerciais leves atingiram nesta terça-feira (2) o patamar de 3 milhões de unidades, sem contar os números referentes às vendas de caminhões, ônibus e máquinas agrícolas. O volume vendido até ontem foi de 3.000.220.
Author image

Redação AB

05 dez 2014

1 minutos de leitura

A marca foi atingida com quase um mês de atraso na comparação com o ano passado. Em 2013 o patamar de 3 milhões ocorreu no dia 6 de novembro, o quarto dia útil do mês.

Esse atraso é resultado da retração das vendas registrada este ano. Até novembro o setor apresentou queda de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Faltando apenas 20 dias para o encerramento do ano (entre eles a sexta-feira pós-Natal, que deverá fechar as portas de muitas concessionárias) as perspectivas não são nada animadoras.

Muitos dirigentes acreditam que as vendas podem crescer nos últimos dias de 2014, com o consumidor indo às comprar para aproveitar o desconto do IPI, uma vez que é certo o retorno do imposto total a partir de janeiro. Mas mesmo com uma recuperação das vendas, o número de carros e comerciais leves vendidos vai ficar longe do registrado no ano passado. Em 2013 o ano fechou com 3,575 milhões de unidades vendidas. Já este ano não deve passar muito dos 3,3 milhões de carros.