
-Confira aqui as estatísticas completas da Anfavea.
As vendas no mercado interno, por sua vez, permaneceram em queda. Foram comercializados 70,4 mil caminhões no 1º semestre (10,7 mil em junho e 10,8 mil em maio), o que representa baixa de 15,1% ante o mesmo período de 2011. Houve também queda de exportação: de 12,7 mil registrados de janeiro a junho de 2011 para 11,6% no mesmo período deste ano (queda de 8,5%). No comparativo entre maio e junho últimos, contudo, houve crescimento de 8,4%.
Cledorvino Belini, presidente da Anfavea, acredita que neste setor, diretamente influenciado por fatores econômicos, é normal haver demora para uma reação. “Acho difícil haver recuperação este ano, ainda mais porque a produção industrial tem desacelerado. Esperamos, no entanto, que aos poucos a economia, com o aumento de investimentos em infraestrutura, melhore e que possamos rever esses números para cima.”
Ele também lembra que em junho, com 20 dias úteis, foram licenciados 539 caminhões por dia, enquanto que em maio, com 22, a média tinha sido menor: 495 por dia. Marco Saltini, vice-presidente da associação, acredita que, com a redução do custo de financiamento via BNDES/Finame, anunciada em maio, as vendas voltem a se estimular.
A entidade iniciou 2012 com a expectativa de queda de até 15% nas vendas. “Todo mundo já esperava um ano difícil por causa do Euro 5, mas ninguém contava com a desaceleração da economia”, explica. A expectativa agora é de uma retração mais profunda este ano, de 15% a 30% sobre 2011, para não mais do que 150 mil caminhões.
Saltini ressalta, no entanto, que as perspectivas são boas no médio prazo, com investimentos na infraestrutura do País. “Também temos um retorno muito positivo dos clientes que compraram veículos Euro 5”, revela.
ÔNIBUS
A produção de ônibus no 1º semestre de 2012 fechou com 15,8 mil unidades, queda de 30,1% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram fabricados 22,7 mil chassis. A maior redução, de 31%, ocorreu no segmento urbano. Para os ônibus rodoviários a queda foi de 24,6%.
Em relação às vendas, o segmento licenciou 14,7 mil veículo no 1º semestre, sendo 1,8 mil apenas em junho último. O resultado é 30,9% menor do que o do mesmo mês de 2011, quando foram vendidas 2,6 mil unidades.
Assista à entrevista exclusiva com Cledorvino Belini, presidente da Anfavea: