logo

Mercado de pneus projeta crescimento tímido em 2023

Indústria de pneumáticos acredita que cenário econômico instável vai impactar vendas do setor
Author image

Redação AB

11 abr 2023

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O segmento de pneus prevê um 2023 pouco próspero. Projeções da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) apontam para um ano de crescimento tímido, de apenas 2%, nas vendas totais de peças produzidas no Brasil.

Pelas previsões da entidade, as entregas totais de pneus devem atingir 57,6 milhões de unidades em 2023. No ano passado, o mercado de pneus teve 56,5 milhões de unidades negociadas.


VEJA MAIS:
– Indústria de pneus critica governo e pede fim de tarifa zero para importados
– Pirelli lança testes de pneus a 500 km/h


A Anip culpa principalmente o cenário econômico “instável” pelas projeções pessimistas. Para a associação, fatores como queda nas vendas de veículos e de equipamentos novos, além de quebra na safra agrícola vão afetar diretamente o mercado de pneus. 

Setor agrícola vai frear crescimento do mercado de pneus

Pelos cálculos da Anip, três segmentos do mercado automotivo devem ter as maiores retrações. Para os comerciais leves, as vendas de pneus devem ficar em 8,27 milhões neste ano, queda de 3,3%.


– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience


Já os pneus para máquinas agrícolas fecharão o ano com 809 mil unidades vendidas, de acordo com as projeções. Isso representará recuo de 9,7% na comparação com 2022. Por fim, o setor de transporte de cargas deve atingir 6,99 milhões de pneus vendidos, queda de 6,5%. 

“Teremos mais um ano desafiador. As vendas nacionais de pneus devem apresentar um leve crescimento, apesar de todas as dificuldades a serem enfrentadas”, analisa Klaus Curt Müller, presidente executivo da Anip.