logo

none

Mercedes apresenta sua eletromobilidade em Detroit

A Mercedes-Benz apresenta no Salão de Detroit três modelos que apontam para o futuro do que chama de eletromobilidade. Baseados em uma única arquitetura de piso tipo sanduíche, que a marca introduziu há dez (primeiro no Classe A e depois no Classe B), os carros elétricos da marca utilizam três conceitos de powertrain e tração dianteira:
Author image

cria

13 jan 2009

2 minutos de leitura

1. O BlueZero E-Cell, com acionamento somente por bateria elétrica e autonomia de até 200 quilômetros;

2. O BlueZero F-Cell (célula de combustível) com autonomia de mais de 400 quilômetros usando acionamento elétrico;

3.O BlueZero E-Cell Plus, com acionamento elétrico e mais um motor de combustão interna que prolonga a sua autonomia. Esta versão pode rodar até 600 quilômetros sem reabastecer e consegue percorrer até 100 quilômetros usando somente o acionamento elétrico.

A plataforma permite rebaixar o centro de gravidade, designs econômicos e construir carros de cinco lugares, com 4,22 m de comprimento, levar 450 quilos de carga. “Somos o único fabricante de carros que já possui disponíveis todas as tecnologias chaves para carros elétricos que oferecem praticidade total”, afirma Dieter Zetsche, chairman da Daimler AG e chefe da Mercedes-Benz Automóveis. A partir de 2009 a Mercedes-Benz pretende produzir os primeiros carros com célula de combustível em pequena escala. Já a produção também em pequena escala dos carros acionados apenas a bateria elétrica começará em 2010.

O motor elétrico oferece potência máxima de 100 kW (potência contínua de 70 kW), que desenvolve um pico de torque de 320 Nm. Todas as três versões aceleram de 0 a 100 km/h em menos de 11 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 150 km/h, visando uma autonomia ideal e eficiência quanto ao consumo de energia. Com uma capacidade de carga de 15 kW, as baterias lítio-íon podem armazenar energia suficiente para uma autonomia de 50 quilômetros a cada 30 minutos. Em termos de acionamento puramente elétrico é necessária uma ou duas horas de carga para uma autonomia de 100 e 200 quilômetros, respectivamente. Os tempos de carga dobram se a capacidade for de 7 kW, como seria o caso em uma casa normal. Na traseira, o BlueZero E-Cell Plus tem o mesmo motor de 1.0 litro turboalimentado a gasolina que o smart fortwo.