
A Mercedes-Benz inaugurou a terceira loja de caminhões seminovos SelecTrucks. A nova unidade é a primeira na Região Sul e fica em Curitiba (PR), terceiro maior mercado de usados do País. A revenda fica na BR-101, no mesmo endereço da concessionária Savana. A rodovia é uma importante rota de carretas para transporte de grãos.
Segundo a montadora, Curitiba é um polo importante não só para o Paraná como para toda a região e para a interligação do Sul com o Sudeste e Centro-Oeste. Por ali circulam muitos caminhões pesados, especialmente aqueles que levam soja e outros grãos para o Porto de Paranaguá (PR).
“Estamos certos de que este será um ponto de muitos negócios, o que reforça nossa atuação nesse segmento de mercado”, afirma o diretor de vendas e marketing, Ari de Carvalho. Até setembro a Selectrucks havia negociado 620 caminhões de segunda mão, um salto de quase 70% sobre o mesmo período do ano passado.
“Hoje, a proporção de venda é de 7,1 caminhões seminovos para cada zero-quilômetro, o que demonstra que o cliente está buscando cada vez mais essa alternativa no mercado no momento de renovar a sua frota”, reforça Carvalho. “Nos últimos três anos, os volumes anuais de usados foram superiores a 300 mil caminhões. E por causa da grande demanda desse mercado estamos projetando um crescimento de 5% até o fim deste ano”, estima.
Além das três lojas (Mauá, SP; Betim, MG; e agora em Curitiba), duas unidades-satélites foram abertas no interior de São Paulo no primeiro semestre, uma dentro da concessionária Sambaíba, em Campinas, e outra na Pirasa, em Limeira.
Em seu trabalho de captação e revenda de usados, a SelecTrucks potencializa a negociação de caminhões zero-quilômetro. Em 2016 a divisão favoreceu a venda de mais de 600 veículos novos. De acordo com a montadora há em média 70 mil consultas por mês no site da SelecTrucks, que atualmente avalia mais de 100 caminhões por dia no Brasil inteiro. Os autônomos formam a maioria dos compradores.