logo

Mercedes-Benz celebra 1 ano de projeto que levou atendimento médico a 60 cidades

Unidades móveis aplicaram 69 mil vacinas e realizaram 374 mil consultas e até pequenas cirurgias
Author image

Vitor Matsubara

30 mar 2022

5 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Mercedes-Benz do Brasil celebrou na noite da terça-feira, 29, o primeiro ano do projeto #UnindoForças.

A iniciativa é realizada com várias ONGs parceiras e contabilizou mais de 374 mil procedimentos médicos realizados e 171 mil pacientes atendidos em 60 cidades espalhadas pelo Brasil. Além disso, o projeto viabilizou a aplicação de 69 mil doses da vacina contra a Covid-19.

No período, a fabricante alemã cedeu oito carretas e dois ônibus, que rodaram mais de 32 mil quilômetros e foram completamente modificados para se tornarem laboratórios sobre rodas. 

Futuro do projeto

Durante o evento, a Mercedes-Benz não só confirmou a continuidade da iniciativa como anunciou a entrada de um novo parceiro. A Instituição Amigos do Bem possui quase 30 anos de história realizando projetos de educação, trabalho e renda, acesso à saúde, água e moradia, promovendo a inclusão social e combatendo a miséria no sertão nordestino.

“O projeto é uma parceria admirável com ONGs especializadas em atendimentos médicos. Tanto os caminhões quanto os ônibus usados como Unidades Móveis de Saúde reforçam a diversidade de ações comunitárias da Mercedes-Benz do Brasil. Esta é uma contribuição importante para o País, que beneficia a sociedade e que mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade na dimensão social. Nossa expectativa é chegar a 1 milhão de pessoas atendidas em três anos”, declarou Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

O executivo elogiou a agilidade da filial brasileira em desenvolver e participar do projeto de forma ativa em meio à pandemia. “Nossa empresa acredita que unir forças é o caminho mais eficiente de promover o desenvolvimento social e estamos muito satisfeitos com os passos que estamos dando nesse sentido por meio dessa ação”, disse.

Inovação com impacto social positivo

Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina e uma das madrinhas da iniciativa, também esteve no evento e se mostrou satisfeita com o sucesso da ação.

“O projeto #UnindoForças é um case de sucesso que nos traz muita satisfação por ser fruto de uma iniciativa de colaboradores da própria empresa. O pontapé inicial foi dado por um grupo multifuncional focado em inovação disruptiva e novos negócios, e esse projeto é uma de suas brilhantes ideias”, afirmou.

Já Maurício Mazza, CIO da Mercedes-Benz América Latina e também apoiador do projeto, ressaltou a proatividade do grupo, que também lidera soluções ligadas a transporte, mobilidade, pessoas e sociedade.

“O objetivo é incentivar e reforçar o espírito pioneiro, promover a cultura da inovação e levar novas ideias para ruas e estradas, sempre com foco na qualidade de vida, responsabilidade social e no ecossistema do transporte responsável”.

Como funciona o projeto?

Criado em 2021, o #UnindoForças possui dez veículos. Dois ônibus (um urbano e um rodoviário) foram preparados para ajudar a Cruz Vermelha Brasileira, com o intuito de acelerar a imunização contra o coronavírus.

Além disso, outras unidades móveis foram destinadas a alguns parceiros. Duas delas estão com a SAS Brasil, que leva atendimento nas áreas de odontologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia, dermatologia e ginecologia, além de realizar pequenas cirurgias. Uma das carretas acompanhou o roteiro do Rally dos Sertões, que passou por várias cidades do Nordeste, enquanto a outra seguiu para outras comunidades na região.

A Renovatio atua na região Sul com foco na oftamologia, oferecendo exames clínicos e de diagnósticos para catarata, glaucoma e retina. Na mesma especialidade também atua o Instituto Luz para Vida, que traz consultas, procedimentos e exames de avaliação de ametropias, catarata, patologias da retina e córnea, glaucoma, propedêutica de vias lacrimais e plástica ocular.

Em São Paulo (SP), o projeto MB Health possui uma carreta para tomografia e outras duas carretas estão com o CIES Global. Uma delas realiza exames de ultrassonografia e doppler e outra unidade móvel cuida de pequenas cirurgias oftalmológicas de catarata e de pterígio.

A Sociedade Beneficente Albert Einstein oferece atendimento nas áreas de tomografia, oftalmologia, telemedicina e exames laboratoriais. A parceria começou em Itabira (MG) e depois seguiu para a fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, para atender os caminhoneiros que realizam entregas ou retiradas de cargas na empresa. Atualmente, essa carreta está se deslocando pelo país para realizar ações para motoristas de caminhões e ônibus nas estradas.

Investimento do governo alemão

O grande impulso financeiro do projeto #UnindoForças veio do governo alemão, que destinou 4,5 milhões de euros para a construção das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação, além da aquisição de equipamentos médicos. A participação é viabilizada pelo Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha.

O investimento foi realizado pela DEG, subsidiária da KfW Bankengruppe, um dos bancos de fomento líderes e mais experientes do mundo. Por fim, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) participou das negociações ao promover a aproximação com o governo alemão.

Quase um brasileiro

O evento foi o primeiro com a presença de Achim Puchert. O alemão de 42 anos foi nomeado presidente da Mercedes-Benz do Brasil no fim de 2021, mas assumiu o cargo apenas no primeiro dia de 2022.

Em seu primeiro encontro presencial com a imprensa brasileira, Puchert foi simpático e elogiou o projeto, mas não comentou muito sobre os planos da Mercedes-Benz para 2022. Disse que é “o novato no pedaço” e que ainda precisa conhecer mais a fundo o mercado e as operações locais. Curiosamente, Achim tem uma forte ligação familiar com o país.

“Minha família tem metade de suas raízes na Alemanha e metade no Brasil. Meus pais já moraram aqui e lembro de vir para cá quando criança, então já conheço um pouco do país e gosto muito do Brasil”, comentou.

Puchert começou sua carreira na Daimler Escandinávia e comandou operações na Europa Ocidental e Oriental, Ásia e África antes de assumir as operações e cooperações internacionais da Mercedes-Benz Caminhões. Antes de vir para o Brasil, o executivo era líder de vendas da Daimler Trucks & Buses Overseas (DTO) e coordenava as áreas de vendas internacionais, marketing e serviços ao cliente da Daimler Trucks Asia.