
No total, são cinco versões com motor diesel – com índices de consumo que vão de 3,6 a 5,0 l/100 km-, e quatro a gasolina, consumindo entre 5,4 e 6,6 l/100 km. Há também Classe B com sistemas de propulsão alternativos (B 200 Natural Gas Drive, movido a gás natural; e o B-Class Electric Drive, totalmente elétrico). A transmissão integral permanente 4MATIC é opcional.
No design, são perceptíveis as mudanças no para-choques dianteiro do Classe B, agora com grade do radiador mais larga e duas travessas e luzes de condução diurna integradas aos faróis. O para-choques traseiro também foi modificado e leva faróis de LED.
No interior do veículo, o display da central multimídia está maior, com 8 polegadas. Há 12 opções de cores para a iluminação ambiente. A Mercedes disponibiliza três novas versões de design e equipamento: Style, Urban e AMG Line, cada uma delas com detalhes diferenciados no exterior e interior. Os pacotes Night, Exclusive e AMG Exclusive continuam sendo oferecidos.
O Mercedes-Benz Classe B é equipado com sistema Collision Prevention Assist Plus, com frenagem parcial autônoma, reduzindo as chances de colisões traseiras. Há também de série o Attention Assist, que funciona em velocidades de 60 a 200 km/h e utiliza um mostrador de cinco estágios para mostrar o nível de atenção momentâneo do motorista.
Para aumentar a segurança há ainda o “Mercedes connect me”, que em caso de acidentes conecta automaticamente os ocupantes do veículo com um centro de emergência e, simultaneamente, envia os dados sobre a posição e condição do automóvel para o centro de operações de resgate. Assim, um veículo de socorro pode ser enviado imediatamente. O sistema funciona automaticamente, mas também pode ser acionado manualmente. Este sistema permite pré-aquecer ou resfriar o veículo à distância, ajustando previamente a temperatura interior, e oferece ainda outras soluções acionadas longe do carro.