logo

aeroacústica

Mercedes-Benz destaca-se em aerodinâmica

Um dos destaques do desenvolvimento tecnológico da Mercedes-Benz está no aprimoramento da aerodinâmica de seus veículos. Os modelos detêm a melhor posição nesse aspecto em quase todos os segmentos. Um dos carros, o Classe CLA, chegou até mesmo a estabelecer um novo recorde mundial, com Cd de 0,22 e resistência aerodinâmica (obtida pela relação entre o Cd e a área frontal) de 0,49.
Author image

Redação AB

21 fev 2013

1 minutos de leitura

G_noticia_16318.gif

Segundo a fabricante, esses resultados são obtidos não só por formas externas bem elaboradas, mas também por um trabalho importante na parte inferior do carro, com revestimento abrangente do compartimento do motor e outros componentes. O abafador traseiro também passa por desenvolvimento aerodinâmico e é seguido por um difusor.

As molduras das rodas e outros componentes utilizam defletores aperfeiçoados, como as pestanas nas aberturas de ventilação. O desenho e o comprimento da dianteira melhoram o fluxo de ar sobre as rodas. As calotas ou rodas de liga leve têm baixa resistência ao vento. O nível de refinamento inclui também a vedação do contorno dos faróis.

Os Mercedes-Benz também lideram em aeroacústica em quase todos os segmentos. Para redução de ruídos provenientes do vento, a empresa adota portas sem molduras com vedação de múltiplos estágios, retrovisores externos distantes da carroceria e janelas laterais com alto efeito isolante.