
Terminou sem acordo a reunião de seis horas entre a Mercedes-Benz com o sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP) na quinta-feira, 27, a primeira após o início da greve, que nesta mesma data chega ao seu quarto dia (leia aqui). A retomada das negociações foi informada por empresa e sindicato via comunicado. Em nota, a montadora informa que está disposta a encontrar uma solução com os representantes dos trabalhadores a fim de garantir a estabilidade dos empregos por um ano na fábrica, onde são produzidos caminhões, chassis de ônibus, motores, eixos e transmissões.
No comunicado, a empresa volta a reiterar que considera a adoção do PPE – Programa de Proteção ao Emprego – mas defende que são necessárias medidas adicionais de contenção de custos, como a reposição parcial da inflação na recomposição do aumento de salários em 2016, entre outras. “Só assim, a empresa poderá continuar a gerenciar o excesso de pessoas na fábrica gerado pela ociosidade, que hoje é de 50% na unidade, diante da forte crise econômica no País”, diz a nota.
A decisão de retomar as negociações se dá um dia após o protesto dos metalúrgicos na região do ABC Paulista. Na manhã da quarta-feira, 26, os trabalhadores, que estão em greve desde a segunda-feira, 24, realizaram uma manifestação contra as 1,5 mil demissões anunciadas pela Mercedes-Benz.
Segundo o sindicato, cerca de 10 mil pessoas compareceram à concentração, em frente à montadora, às 7h da manhã. De lá, os trabalhadores seguiram em passeata até a Rodovia Anchieta, que liga a capital paulista ao litoral e à região do ABC. Eles pararam em frente à NHK (Rassini Automotive), empresa que aderiu recentemente ao PPE (leia aqui) e de onde retornaram ao local de saída por volta das 10h30.
De acordo com o diretor do sindicato dos metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, ainda há trabalhadores recebendo os avisos de demissão pelos correios.
Como não houve avanços, o sindicato por sua vez informa que a greve continua por tempo indeterminado. Uma nova reunião entre empresa e trabalhadores está agendada para a sexta-feira, 28, a partir das 14h.