
Participante da Liga Autotech – programa da aceleradora de startups Liga Ventures direcionado a criar soluções para o setor automotivo –, a Membran-i foi oficialmente contratada pela Mercedes-Benz do Brasil após superar o desafio proposto pela departamento de compras da fabricante de caminhões e ônibus, para reduzir o tempo e o custo nas negociações com fornecedores.
Segundo a Membran-i, o uso de sua plataforma MAI com inteligência artificial desenvolvida para a montadora diminuiu pela metade o tempo gasto nos processos de compras, além de alcançar economia média de 7% na aquisição de materiais não produtivos e de 5% nos insumos e componentes destinados à produção dos veículos.
Ao entregar as metas propostas pelo setor de compras, a Membran-i foi uma das duas startups selecionadas pela Mercedes-Benz entre as 225 concorrentes que participaram do 5º Ciclo de Aceleração do programa Liga AutoTech, realizado entre novembro de 2020 e março deste ano. A startup foi oficialmente contratada pela montadora durante o Liga Open Innovation Summit, realizado em setembro passado.
Inteligência artificial para comprar
Com a ajuda da equipe de compras da Mercedes-Benz, a Membran-i primeiro fez uma avaliação completa da cadeia de suprimentos da empresa, para alimentar seu sistema com todos os itens (produtivos ou não), prazos de entrega e metas de economia da operação. Foi constatado quea grande variedade de insumos, prazos de entrega curtos, metas de economia, além da cotação de itens com processos produtivos complexos, tomava muito tempo do comprador para analisar os mapas comparativos.
A partir do entendimento sobre as necessidades da fabricante de caminhões e ônibus, a startup desenvolveu inteligência artificial para fazer toda a análise, orientação e decisão de compras, permitindo que todos os componentes e materiais pudessem ser negociados por meio da plataforma MAI.
A incubação e aceleração da solução da Membran-i na Mercedes-Benz foi iniciada pela compra de itens não-produtivos por meio da plataforma MAI, o que resultou em economia média de 7% no valor de aquisição, chegando 47% em um dos itens negociados. Com o sucesso dessa primeira etapa, o uso da MAI foi estendida para comprar peças para as linhas de produção.
Segundo a Membran-i, em apenas 30 dias foi aperfeiçoado o algoritmo que orienta a inteligência artificial da plataforma MAI, com o desenvolvimento da metodologia “Total Flex Scale”, que permitiu negociações de diversos produtos em escala com diversos fornecedores ao mesmo tempo. O resultado foi a economia média de 5% nas compras de insumos produtivos, chegando ao máximo de 23% em um dos itens.
“A metodologia Total Flex Scale é um grande trunfo para o mercado e uma evolução drástica de nossa tecnologia. Ao contrário da versão inicial, não existe mais a necessidade de parceria com outra empresa do setor para comprar um mesmo item. Agora, diversas empresas que compram com aquele fornecedor podem se beneficiar com economia de escala para todos”, explica Florent Desidério, CEO da Membran-i.
“Não somente os usuários, mas também os fornecedores nos deram um retorno positivo do sistema. A plataforma simplifica e muda minha forma de trabalhar. Também vejo benefícios na forma como consigo gerenciar uma cotação, obter meus ganhos e garantir o meus objetivos”, avaliou Silvia Simon, gerente sênior de compras da Mercedes-Benz e madrinha da aceleração da Membran-i na empresa. “Nós vamos agora acelerar ainda mais, expandindo o uso da plataforma a outros usuários”, acrescentou.