
A Mercedes-Benz apresentou nesta terça-feira (19) o EQS SUV. O terceiro modelo elétrico feito sobre a plataforma EVA (sigla em inglês para Arquitetura de Veículos Elétricos) é baseado no EQS sedã e traz duas variações de carroceria, para cinco ou sete passageiros.
Como nos demais modelos da gama, o SUV é movido por motores do tipo PSM (com motores síncronos de ímã permanente). Apesar do parentesco com o sedã, existem algumas diferenças na parte mecânica dos dois membros da linha EQS.
No caso do utilitário esportivo, o EQS 450 tem duas variações. Ambas trazem um motor instalado no eixo traseiro, que entrega 360 cv e 57,7 kgfm de torque instantâneo na versão EQS 450+. A segunda variante é a EQS 450 4Matic, com tração nas quatro rodas e torque de 81,5 kgfm.

Já o EQS 580 4Matic tem 544 cv e 87,2 kgfm, movido por dois motores elétricos com gerenciamento eletrônico de tração, que distribui a força entre os eixos de acordo com a condução.
Todos os modelos são equipados com bateria de 108 kWh, sendo que a autonomia passa dos 600 km nas três versões, de acordo com o ciclo europeu WLTP.
Para cinco ou sete pessoas

O EQS SUV está disponível em duas opções de carroceria, com cinco ou sete lugares. É por isso que a capacidade do porta-malas é de 645 litros na versão para cinco pessoas e até 565 litros, no caso do SUV de sete lugares. Com a terceira fileira de bancos em uso, o espaço para bagagens cai para cerca de 200 litros.

Assim como no sedã, o EQS SUV vem com o Hyperscreen, um enorme elemento de 1,41 metro de largura composto por três telas: a primeira tem 12,3 polegadas e substitui o quadro de instrumentos, a segunda é tátil de 17,7 polegadas e exibe as informações dos sistemas de informação e entretenimento e a terceira tem 12,3 polegadas e fica à frente do banco do passageiro.
Esta última pode exibir conteúdo de serviços de streaming ou canais de televisão ao vivo durante as viagens. Para evitar que o motorista se distraia, a Mercedes instalou uma câmera que reconhece se o condutor está olhando para o lado do passageiro. Caso o faça, o sistema escurece a tela para impedir a visão.
Equipamentos sob demanda

O EQS SUV é o segundo veículo da Mercedes-Benz capaz de ser atualizado online e sem fio. Isso porque ele usa a tecnologia OTA (de “over the air”, em inglês), fazendo com que o carro elétrico possa ser constantemente atualizado – inclusive nos itens de segurança.
Outra vantagem é que a fabricante pode oferecer vários itens opcionais, cobrando à parte por cada um deles. O eixo traseiro esterçante, que tem ângulo máximo de 4,5 graus e é item de série, pode ter seu ângulo ampliado para 10 graus mediante o pagamento de uma taxa extra.
Baseado nesse modelo é que a Mercedes-Benz pretende oferecer recursos em um pacote de um a três anos de uso, além de ativações temporárias e períodos de avaliação gratuita de novos equipamentos.
