logo

chassis

Mercedes-Benz expande montagem de ônibus da Colômbia

Com investimento de US$ 2 milhões, a Daimler expande a produção de ônibus Mercedes-Benz na Colômbia, em sua fábrica de chassis localizada na cidade de Funza, região metropolitana da capital Bogotá. A unidade conta com uma área de 11 mil metros quadrados e agora passa a ter capacidade para montar 4 mil unidades por ano em regime de CKD, no qual recebe os chassis totalmente desmontados, fabricados no Brasil em São Bernardo do Campo (SP).
Author image

Redação AB

12 jun 2015

2 minutos de leitura

G_noticia_22152.gif

“Este é um momento muito importante para o Grupo Daimler, que deu todo o apoio para a construção da nova planta. Podemos assim atender às novas necessidades e exigências do mercado colombiano, satisfazendo às mais altas expectativas dos clientes locais. Temos hoje nossa primeira planta de ônibus com a avançada tecnologia BlueTec 5 da Mercedes-Benz. Assim, seguimos avançando com o compromisso de oferecer ao mercado veículos para transporte coletivo que atendem às normas vigentes em todas as cidades colombianas e nos demais países da região”, disse Mathias Held, presidente da Daimler Colômbia, durante cerimônia de inauguração, onde também participaram o presidente do país, Juan Manuel Santos Calderón.

Serão montados seis modelos de chassis de ônibus, indicados para aplicações como os sistemas integrados de transporte urbano, serviços intermunicipais, serviços especiais e transporte escolar.

Com a ampliação da fábrica em Funza, a Daimler soma cinco unidades dedicadas a veículos comerciais na América Latina: três no Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), onde fabrica caminhões e chassis de ônibus, Juiz de Fora (MG), também produtora de caminhões, e uma central de distribuição de peças e pós-venda em Campinas (SP). Na Argentina, possui uma unidade fabricante da linha de vans Sprinter e agora a unidade colombiana de chassis de ônibus.

A Mercedes-Benz está presente na Colômbia desde 1948, mas só em 1998 a representação local passou a ser uma filial do Grupo Daimler. Os veículos montados na primeira fábrica ganharam o mercado local por atender todos os requisitos da norma ambiental do SITP – Sistema Integrado de Transporte Público – da capital Bogotá, que mantém o Transmilenio, referência mundial em transporte coletivo. Atualmente mais de 60% dos veículos integrados ao sistema são Mercedes-Benz.