
A Mercedes-Benz do Brasil firmou parceria com a Raízen Power para a geração de energia no Projeto Dunamis, uma das maiores usinas solares do Rio Grande do Norte. A montadora adquiriu participação na sociedade gestora do projeto.
O Dunamis ocupa área de 600 hectares no município potiguar de Santana do Matos, na região central do estado. Ao todo, são quatro usinas solares, com capacidade total instalada de 117,54 MW.
Segundo a Mercedes, o modelo adotado nessa parceria é o de autoprodução, o que permitirá à montadora utilizar 100% de energia renovável. Com isso, a a fabricante de caminhões e ônibus vai ampliar o uso de energia renovável e reduzir custos com consumo de energia elétrica em suas fábricas de São Bernardo do Campo (SP) e de Juiz de Fora (MG).
VEJA MAIS:– Mercedes-Benz revisa mais uma vez metas para 2024
– Mercedes pode vender fábrica na Argentina onde é feita a Sprinter
“Essa iniciativa da Mercedes-Benz do Brasil está totalmente alinhada com a estratégia de sustentabilidade ambiental da Daimler Truck. Estamos trabalhando para atingir a neutralidade de CO2 em nossas fábricas pelo mundo”, disse, por comunicado, Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
De acordo com o executivo, 100% da demanda de energia das unidades operacionais da Mercedes no Brasil será provida por essas usinas solares.
Volume gerado pode abastecer 48 mil residências
Além disso, ajuda a fanricante em suas metas de descarbonização. O volume de energia a ser gerado pelas usinas pode ajudar a evitar a emissão de cerca de 20 mil toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao abastecimento de 48 mil residências.
“Avançar na parceria com a Mercedes-Benz nos permite, mais do que colaborar com a jornada de sustentabilidade da empresa, seguir avançando em projetos de energia solar que contribuem para o crescimento da geração renovável no país“, comenta Frederico Saliba, CEO da Raízen Power.