
“Com o novo produto, passamos a atender um novo e crescente segmento de mercado, que exige alta potência e excelente desempenho para longas distâncias”, afirma a diretora de vendas e marketing da companhia, Tânia Silvestri. “O Actros 2655 6×4 é a solução ideal, por exemplo, para operadores logísticos que utilizam bitrenzão de nove eixos ou rodotrem de nove eixos, com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 74 toneladas e semirreboques do tipo carga seca aberta, graneleiro ou tanque, entre outros implementos”, afirma Tânia.
Segundo a Mercedes-Benz, a configuração do trem de força do Actros 2655 6×4 foi aprimorada para a topografia e as condições das estradas brasileiras. O motor V8 OM 502 LA consegue manter o caminhão em velocidades médias elevadas porque produz 551 cv de potência a 1.800 rpm e torque máximo de 265 kgf.m a 1.080 rpm. Segundo a fabricante de caminhões, boa parte dos componentes internos desse motor é igual à do propulsor OM 501 LA, com seis cilindros em V, já utilizado nos Actros 2546 e 2646.
O Actros V8 é equipado com transmissão Mercedes Powershift2 G-330 de 12 marchas, totalmente automatizada e sem pedal de embreagem. Esse câmbio traz sensor de inclinação da via, que auxilia o sistema de gerenciamento a escolher a marcha mais adequada de acordo com o relevo da pista.
Os extrapesados Actros rodoviários já saem de fábrica preparados para a instalação do sistema de gestão de frota Fleetboard, da Mercedes-Benz. Entre os benefícios, essa ferramenta propicia redução de até 15% nos custos operacionais. Permite também a análise do comportamento do motorista ao volante, fornecendo dados que o auxiliam a alcançar uma condução econômica, preventiva e com melhor desempenho.
O Fleetboard oferece mais vantagens aos frotistas, como diagnóstico remoto de falhas e manutenção preventiva, proporcionando redução dos custos de manutenção. De acordo com a fabricante, o acesso às informações da frota é fácil. Basta um computador com internet, o equipamento do Fleetboard no veículo e a contratação dos serviços.