
“Hoje é um dia especial para a Mercedes-Benz Vans e sua parceira GAZ: o começo da produção local da Sprinter Classic é um grande passo para nós na Rússia, um mercado em crescimento muito atrativo. Por isso, agora estamos fabricando nossas vans aqui. Em outras palavras, estamos firmando o pé neste importante mercado para o futuro e a Sprinter Classic dará a nossos clientes um veículo completamente adequado às necessidades do mercado”, enfatizou Volker Mornhinweg, diretor da divisão Mercedes-Benz Vans.
A planta industrial da GAZ também é responsável pela produção conjunta de motores. Inaugurada no fim de 2011, a unidade foi projetada inicialmente para fabricar o propulsor YaMZ-530, que atende a norma Euro 4. Para a Sprinter Classic, monta o Mercedes-Benz OM646 diesel de quatro cilindros.
“Já no início de sua produção, a Sprinter Classic tem um índice de nacionalização de 20% e aumentaremos gradualmente este porcentual para todas as peças e componentes. Desta maneira, vamos contribuir muito para o desenvolvimento da indústria automotiva da Rússia e da região de Nizhny”, informou Mornhinweg.
A Sprinter Classic é o primeiro veículo resultante da parceria entre a Mercedes-Benz Vans e a GAZ. O modelo é focado no essencial, que utiliza a tradicional plataforma da Sprinter, que já teve mais de 1,5 milhão de unidades produzidas. Como sistema de segurança, traz o programa de estabilidade eletrônico Adaptive ESP como equipamento de série. O modelo chega às concessionárias s clientes poderão experimentar o veículo nos concessionários a partir de setembro.
A versão da Sprinter feita na Rússia é uma geração anterior a que é produzida na Argentina e vendida na América Latina desde 2012; e duas atrás da que foi lançada na Europa em junho deste ano (leia aqui).