
A Mercedes-Benz lançou um novo chassi de ônibus desenvolvido para o segmento de fretamento. O modelo OF1621 com tecnologia BlueTec 6, atende à legislação de emissões Proconve P8 (Euro 6) e será apresentado na LatBus 2024, em agosto.
“Dessa forma, seguimos oferecendo um produto de excelente custo operacional para os operadores de fretamento de funcionários”, disse, por comunicado, Walter Barbosa, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
VEJA MAIS:– Mercedes renova linha de caminhões e cobra maior queda dos juros
– Mercedes-Benz deve vender 500 ônibus elétricos para o sistema de transporte de São Paulo
Com entre-eixos de 5,95 metros e PBT (peso bruto total) de 16,5 toneladas, o modelo pode receber carroçarias de até 12,5 metros de comprimento. O que permite montagem de até 48 assentos para passageiros, mais o DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel).
Barbosa ressaltou que o diferencial do novo modelo foi desenvolvido especialmente para o segmento de fretamento contínuo a partir de solicitações de clientes que demandavam um veículo com melhor custo benefício.
Com isso, a equipe de engenharia da montadora desenvolveu uma solução para o modelo com balanços dianteiro e traseiro mais curtos. Dessa forma, segundo a Mercedes, foi possível acomodar o tanque de combustível de 300 litros, tanque de Arla de 25 litros, bateria de 170 Ah e preparação para ar condicionado, o que evitou retrabalhos de corte das longarinas e do cardan para alongamento do chassi.
Projeto em conjunto com encarroçadores
“Esse projeto foi realizado em parceria com os encarroçadores, visando a otimização do tempo de encarroçamento e um menor volume de retrabalho pelo implementador”, disse Barbosa.
O modelo é equipado com o motor OM 924 LA, com potência de 208 cv a 2.200 rpm, torque máximo de 79,5 kgfm entre 1.200 a 1.600 rpm. O propulsor tem polia com canaleta adicional para acionamento do compressor de ar-condicionado. A transmissão é a G-90, de seis marchas.