
A distância entre eixos também aumentou em oito centímetros, melhorando bastante o espaço para os passageiros do banco de trás. A Classe C é aquela com maior volume de vendas. Foram 2,4 milhões de unidades desde o lançamento da geração anterior, em 2007.
Uma versão a diesel e duas a gasolina (C 180 e C 200) serão as primeiras a chegar ao mercado mundial. As mudanças na Classe C resultaram em um interior com novo console central, com tela de 7 ou 8,4 polegadas. Um touchpad semelhante aos utilizados em notebooks permite a operação simples e intuitiva de todas as funções da unidade central apenas com o movimento dos dedos.
O touchpad também possibilita dar entrada a letras, números e caracteres especiais de forma manuscrita, em qualquer língua. O head-up display é outra novidade. O dispositivo projeta informações importantes no para-brisa, diretamente no campo de visão do motorista, facilitando a leitura e reduzindo a possibilidade de distrações. O sistema informa a velocidade do carro, o limite máximo da via e instruções de navegação, por exemplo.
A presença de alumínio na nova carroceria passou de menos de 10% para quase 50%, resultando em redução de cerca de 70 quilos, favorecendo a redução de consumo. Todas as versões têm o recurso Start-Stop. Além das suspensões tradicionais, a Mercedes-Benz oferece como opcional um sistema com molas pneumáticas capazes de conciliar conforto e segurança em diferentes situações.
O recurso Attention Assist, capaz de detectar sinais de cansaço do motorista, é item de série nos novos carros. Também de série, um sistema de prevenção a colisões começa a atuar a partir de 7 km/h e age sobre os freios em iminência de impacto se o motorista não o fizer diante de possibilidade de colisão.

Interior também foi reformulado. Carroceria mais longa, larga e aumento da distância entre eixos resultaram em conforto extra.
Entre os recursos eletrônicos interessantes há também:
Active Parking Assist, que estaciona o carro automaticamente com utilização da direção ativa e intervenção nos freios, tanto em vagas paralelas como perpendiculares;
Câmera 360º, capaz de mostrar o veículo e a área ao redor dele a partir de diversas perspectivas, inclusive uma vista aérea virtual;
Traffic Sign Assist (assistente de sinalização de trânsito) com Wrong-Way Alert (alerta de contramão), que avisa o motorista quanto aos limites de velocidade e alerta para zonas de ultrapassagem proibida e sinais de entrada proibida;
Adaptive Highbeam Assist Plus (assistente adaptativo de farol alto), que ajusta o facho do farol alto permanentemente para evitar o ofuscamento dos motoristas que vêm em sentido contrário, mascarando o cone de luz emitido pelos faróis.
Dados do sistema de navegação e de localização do GPS são usados para fechar a recirculação do ar automaticamente quando, por exemplo, o carro entra em um túnel, voltando a abrir o sistema na saída do trecho fechado.
Uma nova geração de multimídia apresenta animações e efeitos visuais com todas as funções disponíveis de forma clara. A nova Classe C também está equipada com o Frontbass, sistema acústico que utiliza o espaço existente nas vigas longitudinal e transversal da carroceria como câmara de ressonância para os alto-falantes que reproduzem sons graves.
ACESSO À INTERNET DESDE AS VERSÕES BÁSICAS
A partir de um celular com Bluetooth e opção para recepção de dados já é possível tornar o sistema Audio 20 compatível com a internet. Isso permite usar a rede sempre que o veículo estiver parado. Em movimento podem ser usados aplicativos da Mercedes-Benz como o Weather, Google, Local Search com StreetView e Panoramio, baixar rotas e destinos e conectar-se com o Facebook.