
A divisão de automóveis da Mercedes-Benz elevou sua previsão de lucro para 2022. Nesta quarta-feira, 26, a companhia apontou que elevou a expectativa por causa da forte demanda por carros de luxo e também como reflexo da economia de custos que alcançou, compensando os gargalos da cadeia de suprimentos que prejudicaram a produção da indústria este ano.
A montadora alemã espera que os lucros do grupo aumentem pelo menos 15% este ano, em comparação com uma previsão anterior de crescimento de 5% a 15% sobre os ganhos obtidos no ano passado.
O aumento acentuado na lucratividade ocorre depois que a Mercedes-Benz passou a executar um plano amplo de corte de custos fixo de 20% até 2025, incluindo redução das despesas com pesquisa e desenvolvimento.
Questionado sobre como a montadora ajudaria os fornecedores que estão lutando com os custos crescentes, Harald Wilhelm, CFO da companhia, disse que as negociações estavam ocorrendo caso a caso, mas que isso “não era um convite para nos enviar suas contas”.
“Todo mundo precisa fazer sua lição de casa e se adaptar à crescente incerteza e à transformação [para a eletrificação]”, disse Wilhelm. “Quem começou tarde demais com isso agora tem um problema.”