
Os carros serão conectados por meio de uma rede que também será ligada à infraestrutura de controle de tráfego. Cada veículo manterá os outros atualizados sobre a situação do trânsito a cada momento. Em caso de tráfego intenso, por exemplo, será possível um veículo que está no engarrafamento avisar os outros que estejam se aproximando do local sobre a situação, dando-lhes chance de decidir se devem procurar rotas alternativas.
Segundo a montadora, a tecnologia C2X poderá contribuir para melhorar o fluxo dos carros, que poderão controlar os semáforos de acordo com a demanda. O sistema também poderá avisar sobre as situações em que os motoristas têm dificuldade em visualizar o que acontece na estrada à sua frente, ajudando a evitar colisões e engavetamentos, informar sobre freadas de emergência a quem vem logo atrás ou sugerir o melhor caminho para um estacionamento mais próximo que tiver vagas disponíveis.
“Estamos convencidos de que a comunicação entre veículos irá desempenhar um importante papel na mobilidade do futuro. A comunicação C2X nos permite detectar objetos e situações perigosas muito além da área próxima do veículo e isto é um passo importante no caminho para chegarmos a uma era de condução sem acidentes”, afirma o coordenador geral do projeto SIM, Christian Weiss, encarregado de sistemas cooperativos na área de Pesquisas e Desenvolvimento Avançado do Grupo Daimler.
A companhia também realiza pesquisas sobre comunicação C2X nos Estados Unidos, em sua sede em Palo Alto, na Califórnia, onde está adaptando sistemas em veículos e realizando testes. Por lá a empresa também realizou os projetos de pesquisa NoW (Network on Wheels – rede sobre rodas) e o Fleetnet, cujos resultados foram incorporados nos atuais testes da C2X e sua padronização. Além disso, a Daimler é um dos membros fundadores do CAR 2 CAR Communication Consortium (C2C CC – Consórcio de Comunicações Carro a Carro) e trabalha para a harmonização de sua tecnologia na Europa com o projeto DRIVE C2X.