
A Mercedes-Benz do Brasil iniciou as operações da nova Central de Distribuição e Logística de Peças (CD). A partir de agora, a unidade passa a ocupar um galpão do condomínio logístico da HGLG na cidade paulista de Itupeva. Segundo a montadora, a operação do CD passa a ser feita em parceria com a Penske Logistics.
Com isso, a operação do antigo centro de Campinas (SP) foi transferida para o novo armazém, que será uma das maiores centrais de peçasda Mercedes fora da Alemanha. O novo espaço vai operar com cerca de 45 mil itens do portfólio de peças de caminhões, ônibus e agregados.
VEJA MAIS:– Mercedes-Benz apresenta caminhão guiado por controle remoto
– Mercedes renova linha de caminhões e cobra maior queda dos juros
O CD da Mercedes em Itupeva tem capacidade de armazenagem de, aproximadamente, 8 milhões de peças em estoque e 1,5 milhão de peças distribuídas por mês para o mercado interno e para mais de 50 países.
“Na nova Central, com pé direito de 12 metros, verticalizamos o estoque. Com isso e com as novas empilhadeiras apropriadas para esse conceito de armazém, otimizamos a operação”, afirma Silvio Renan Souza, diretor de peças e serviços ao cliente da Mercedes-Benz do Brasil.
Segundo o executivo, o CD também terá um novo sistema de gestão de processos. “Evoluímos também em processos internos e em softwares. Como exemplo, utilizamos o WMS (Warehouse Management System), sistema on line de gestão dos processos de recebimento, armazenagem e expedição”.
O executivo ainda adianta que o centro de distribuição da Mercedes em Itupeva já prepara a implantação do voice picking – método de separação que cataloga, separa e distribui os produtos por meio de comandos de voz – ainda este ano.
