logo

amg

Mercedes-Benz une dois mundos no GLE Coupé

A Mercedes-Benz decidiu incluir um novo segmento à sua já vasta lista de modelos. O GLE Coupé, apresentado esta semana à imprensa europeia, faz a estreia da marca da estrela de três pontas em uma faixa ainda pouco explorada do mercado global, que mistura dois mundos em uma mesma carroceria, unindo a aparente robustez e o conforto de um jipão (SUV) com a esportividade das linhas fluídas de um cupê – um conceito de design automotivo relativamente novo, que já vem sendo usado há alguns anos pela Land Rover de forma bem resolvida com o Range Rover Evoque e pela BMW com o X6 não tão bem resolvido. “O GLE Coupé é o caminho para uma classe versátil de veículos, que trará novos clientes para a nossa marca”, destacou Ola Källenius, membro do conselho de administração da Mercedes-Benz Cars responsável por vendas e marketing.
Author image

pedro

11 dez 2014

4 minutos de leitura

G_noticia_21092.gif

O cupê-SUV da Mercedes, que começa a ser vendido no início de 2015 na Europa, é o primeiro novo modelo a se integrar na nova nomenclatura do portfólio do fabricante (leia aqui), que usa o prefixo GL para identificar a linha de SUVs e a última letra refere-se à plataforma sobre a qual o veículo é construído. No caso do GLE Coupé, a base vem do sedã Classe E, que também dará origem ao novo SUV GLE, antes conhecido como ML, com carroceria de um utilitário esportivo normal, sem o rebaixamento aerodinâmico de um cupê.

O GLE Coupé também é o primeiro veículo da linha Mercedes-Benz projetado pela divisão de alto desempenho da marca, a AMG. Até então a unidade colocava seu motor e adaptava os modelos já desenvolvidos. Por isso todas as três versões do novo SUV-cupê já nascem equipadas com motores V6 3.0 esportivos, um diesel de 258 cavalos, para o GLE Coupé 350 d, e dois a gasolina, de 333 e 367 cavalos, para os modelos GLE 400 e GLE 450 AMG, respectivamente. Só o topo de gama, mais potente, leva o selo AMG no nome.

TECNOLOGIA MUTANTE

O mais novo integrante da família Mercedes-Benz não é só uma mutação flexível de design, mas também tem tecnologia mutante, pensada para fazer o GLE Coupé se comportar ora como esportivo de alta performance, ora como SUV que encara terrenos irregulares, ora como um silencioso e confortável sedã com espaço generoso. Quem faz o carro “pensar e agir” de acordo com um estilo ou outro é o sistema Dynamic Select, com os programas de condução Confort, Slippery, Sport, Sport+ e Individual (que o próprio motorista programa de acordo com suas preferências).

De acordo com o estilo escolhido no botão rotativo localizado no centro do console, o sistema atua na calibragem da suspensão, aceleração, na cadência de troca de marchas do câmbio automático de nove velocidades, na regulação da tração integral 4Matic e até mesmo na intensidade do ruído do motor.

Em modo esportivo (seleção Sport ou Sport+), o GLE Coupé se transforma em um carro de alta performance, com suspensão e volante mais rígidos, trocas rápidas de marchas, aceleração sensível e ronco forte do motor. O programa Slippery otimiza a condução em pisos com baixa aderência, em estradas de terra, por exemplo. Comutado para opção Confort o modelo fica silencioso, com suspensão macia, para ser conduzido sem esforço como um grande sedã de luxo. E o Dynamic Select não modula só os sistemas de chassi e powertrain, mas também o painel de instrumentos e a iluminação interna de acordo com cada estilo. Se a escolha for pelo conforto, o ambiente da cabine torna-se agradável e silenciosa, com mínima transmissão de vibração do solo.

Uma das atrações do GLE Coupé é a suspensão inteligente a ar Airmatic, opcional nas duas versões mais baratas e de série no topo de linha 450 AMG 4Matic. O sistema é quipado com amortecedores ADS Plus, com curso continuamente variável, que se ajusta eletronicamente, de acordo com o modo de condução escolhido e informações de sensores, para garantir maior estabilidade em qualquer situação. No modo esportivo entre em ação o Active Curve System, que mitiga a inclinação da cabine.

Assim como os novos Classe E e S, o GLE vem com pacote completo de sistemas ativos de assistência ao motorista. O Distronic Plus inclui monitoramento de radar frontal e câmeras 360⁰, que ativa funções como direção automática e Stop&Go Pilot para baixas velocidades (no anda-e-para do trânsito, o carro segue sozinho o veículo à frente), frenagem automática com detecção de obstáculos e pedestres, assistente de ponto-cego e de faixa de rodagem (ativa os freios de forma dosada em cada roda para manter o carro no curso seguro) e sistema estacionamento autônomo. A câmera frontal também reconhece placas de trânsito e emite alerta de contramão.

O GLE também tem engate retrátil, com extensão do sistema de controle de estabilidade ESP para a carreta. Mostrando o seu lado mais SUV, o carro pode tracionar um reboque de até 3,5 toneladas, e o porta-malas tem 1.650 litros – o que a Mercedes-Benz chama de “recorde mundial de espaço para um cupê”.