
Na avaliação, são considerados os preços médios dos veículos novos praticados no 1º quadrimestre de 2013 e seus modelos correspondentes com três anos de uso. O prêmio divide os veículos em dois grupos: utilitários – com quatro categorias – e caminhões – com cinco categorias, mais a premiação especial para o campeão geral nos dois grupos. Nesta edição, foram analisados 100 modelos, dos quais 79 caminhões e 21 utilitários, excluindo-se modelos cujo volume de licenciamento ficou abaixo das 50 unidades, devido à sua baixa representatividade no mercado.
“Esse estudo vem sendo feito há mais de 10 anos em parceria com a Molicar e é um reconhecimento às marcas que tiveram os seus veículos entre os de Maior Valor de Revenda em 2016. Em vez de questionar por quê um utilitário/caminhão perde valor, deveríamos perguntar por que um veículo mantém um valor de mercado tão alto e por tanto tempo”, enfatiza o idealizador do prêmio e diretor da Agência AutoInforme, Joel Leite.
Segundo Leite, a depreciação depende de vários fatores: do tamanho do veículo, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado. “Assim, nossa expectativa é que o prêmio possa vir a ser um novo balizador, para uso de fabricantes e distribuidores de veículos, administradores e proprietários de frotas, bancos, financeiras e seguradoras”, conclui.
Confira todos os ganhadores no Prêmio Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais e seus respectivos valores de depreciação:
UTILITÁRIOS:
Campeão Geral: Mercedes-Benz Sprinter Van (15,9%)
Minibus: Mercedes-Benz Sprinter Van (15,9%)
Furgoneta de Carga: Fiat Doblò (22,3%)
Furgão de Carga: Iveco Daily furgão (16,7%)
Caminhoneta de Carga: Renault Master chassi (16,5%)
CAMINHÕES:
Campeão Geral: Mercedes-Benz Sprinter 415 (14,5%)
Caminhão Semileve: Mercedes-Benz Sprinter 415 (14,5%)
Caminhão Leve: Mercedes-Benz Accelo 815 (15,6%)
Caminhão Médio: Ford Cargo 1519 (16,1%)
Caminhão Semipesado: Scania P 310 LA 8×2 (22,4%)
Caminhão Pesado: Volvo FH 460 6×4 (22,2%).
Todos os vencedores do Prêmio Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais