
A Mercedes-Benz lança no Brasil a Sprinter 19+1 com acesso dos passageiros pela porta dianteira. A opção dá continuidade à nova linha de utilitários apresentada no fim de 2019. O veículo tem preço inicial de R$ 222.894.
“Com esse produto, oferecemos uma nova solução de mobilidade, principalmente para fretamento e turismo. Acreditamos no potencial do mercado brasileiro e continuaremos investindo cada vez mais no segmento de large vans”, afirma o diretor geral de vans da Mercedes-Benz, Jefferson Ferrarez.
Segundo a Mercedes, a entrada dos 19 passageiros pela porta dianteira (ao lado do motorista) cria um corredor livre até a última fileira de bancos, permitindo a acomodação mais rápida dos passageiros.
Com a entrada pela porta dianteira cria-se um corredor livre ao longo de todo o veículo, como nos micro-ônibus. A van tem bagageiros dos dois lados
A lista de equipamentos inclui ar-condicionado traseiro com difusores multidirecionais, display digital para controle de temperatura e bagageiro duplo nas laterais da van. A altura interna passa de 1,8 metro. Ainda de acordo com a montadora, todas as fileiras contam com entradas USB-C.
A relação de equipamentos de segurança e conforto traz assistente de fadiga, assistente ativo de frenagem (ABA), direção com assistência elétrica e controlador automático de velocidade.
A nova versão recebe ainda o sistema eletrônico de estabilidade (ESP) adaptativo, que mantém o veículo estável mesmo em curvas acentuadas e manobras de emergência em alta velocidade.
O ABA identifica objetos estáticos e móveis na via, além de pedestres e ciclistas. Quando a Sprinter se aproxima do veículo à frente, o ABA emite sinais de alerta ao motorista (visual e sonoro) para que ele diminua a velocidade e evite uma eventual colisão.
Caso ele não reaja, o sistema reduz a velocidade do veículo e inicia a frenagem de emergência de maneira autônoma, chegando até a parada total se for preciso.
O assistente de fadiga é um sistema de segurança capaz de reconhecer sinais típicos de sonolência e perda de atenção. Ele adverte o motorista por alertas sonoro e visual sobre a necessidade de fazer uma pausa.