
“Com os primeiros caminhões em teste estamos perto do próximo passo, a produção em série”, explica o chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks, Stefan Buchner.
“Até 2020 queremos estar no mercado com a produção em grande escala.” Silencioso e com carga útil de 12,8 toneladas, o Urban eTruck será destinado num primeiro momento ao mercado alemão e depois a outros países da Europa. Os caminhões serão usados em aplicações reais. O teste inclui inúmeras trocas de marcha, gerenciamento do tempo de recarga da bateria e autonomia.
Versões de 18 e 25 toneladas do caminhão elétrico serão equipadas com carroceria frigorífica, baú para cargas secas e também plataforma. Os clientes receberão um carregador para as baterias e os veículos serão testados por 12 meses, com o apoio da área de testes da Mercedes-Benz Trucks.
Durante esse prazo serão registrados os perfis de utilização e as áreas de aplicação, além da comparação entre conhecimentos adquiridos ao longo dos testes com as expectativas já apresentadas pelos clientes.
A Mercedes acredita que o rápido desenvolvimento técnico fortalece a tendência de propulsores elétricos no transporte. A companhia prevê que os custos das baterias para veículos de carga cairão 60% até 2025, ao mesmo tempo em que a densidade de energia crescerá cerca de 250%.