logo

Internacional

Mercedes mostra Sprinter que atenderá Euro 6

A Mercedes-Benz começa a vender em junho na Europa uma nova versão da Sprinter, que promete ser a primeira van do mundo a atender às futuras regras de emissões Euro 6 com todas as suas opções de motorização.
Author image

Redação AB

29 abr 2013

2 minutos de leitura

G_noticia_16903.gif

Em comunicado divulgado na segunda-feira, 29, a fabricante informa que o veículo movido a diesel consome 6,3 litros a cada 100 quilômetros rodados (15,87 km/l). O desempenho dos motores diesel permaneceu inalterado, abrangendo unidades com quatro e seis cilindros com potências entre 95 e 190 cavalos. É oferecido também um propulsor a gasolina superalimentado com injeção direta, também de acordo com a norma Euro 6. O motor 1.8 gera 156 cavalos e pode ser encontrado em versão para gás natural, com a mesma performance.

A força do carro é transmitida por transmissão manual de seis marchas ou por câmbio automático de sete velocidades com bloqueio de embreagem, único desse tipo, segundo a Mercedes, oferecido para vans.

SEGURANÇA

Um dos principais diferenciais da nova geração da Sprinter é o pacote de sistemas de assistência ao motorista. Estreiam mundialmente no novo modelo os sistemas Crosswind Assist (assistente de ventos laterais), que é equipamento de série, juntamente com o Colission Prevention Assist (assistente de prevenção a colisões) e o Blind Spot Assist (assistente de ponto cego), ambos opcionais. Outros equipamentos novos são o Highbeam Assist (assistente de farol alto) e Lane Keeping Assist (assistente de manutenção de faixa de rolamento). Os técnicos e engenheiros da Mercedes-Benz estão convencidos de que esses sistemas de assistência eletrônicos terão papéis importantes na redução de acidentes no segmento de vans.

Além disso, a Mercedes-Benz aperfeiçoou a dirigibilidade do modelo. De acordo com a fabricante, rebaixamento do chassi melhorou o índice de arrasto aerodinâmico e reduziu o consumo de combustível, facilitando as operações de carga e descarga.

DESIGN

As principais mudanças da Sprinter são perceptíveis tanto no exterior quanto no interior, agora mais incrementado. Do lado de fora, a grade do radiador da van está mais verticalizada e imponente para se adequar ao novo design da marca e também para melhorar a circulação de ar. Os faróis estão mais angulosos e o capô, mais alto. Os para-choques, com formas mais definidas, apresentam bordas inferiores mais refinadas, similares às encontradas em utilitários esportivos.

O interior ganhou novas forrações e coberturas dos bancos, o volante com aro mais espesso torna a “pegada” mais fácil. A empunhadura da alavanca do câmbio também foi redesenhada. O sistema de rádio leva conexão bluetooth e sistema de navegação.