logo

audi

Mercedes pode comprar italiana MV Agusta

A Mercedes-Benz pode adquirir o controle financeiro da MV Agusta, que enfrenta dificuldades financeiras. Desde 2014, a alemã detém 25% desta fabricante italiana de motocicletas e o logotipo AMG (divisão esportiva da Mercedes) está pintado na carenagem das Agusta que correm pelo Mundial de Superbikes.
Author image

Redação AB

31 mar 2016

1 minutos de leitura

G_noticia_23712.jpg

Para sanar problemas administrativos, a Agusta teria iniciado uma restruturação capaz de convencer investidores e instituições financeiras a acreditar em seu futuro. Jornais italianos apontam como certa a tomada da maioria do capital da empresa italiana pela Mercedes, em disputa com o presidente da MV Agusta, Giovanni Castiglioni.

Se o negócio se concretizar, a Mercedes seguirá caminho semelhante ao tomado pela Audi, que quatro anos atrás (abril de 2012) adquiriu a Ducati por € 860 milhões. Vale lembrar ainda que a também alemã BMW já fabricava as próprias motocicletas muito antes disso, desde 1923.

Em 2011, a brasileira Dafra começou a produzir motos MV Agusta em Manaus (AM) e deteve os direitos de produção e venda dessas motos até abril de 2015, quando a empresa italiana assumiu a operação e apenas manteve a montagem dentro da Dafra. Entre 2011 e 2015 saíram dessa unidade pouco mais de mil MV Agusta, segundo números da Abraciclo, entidade que reúne fabricantes do setor. Em 2016 não consta a produção de nenhuma MV Agusta no banco de dados da entidade.

A estrutura da Dafra também é utilizada para montagem local tanto das motos BMW como das Ducati, além de Indian, KTM e das próprias Dafra.