Ari de Carvalho, diretor de pós-venda da Mercedes-Benz, lembra que a empresa tem longa tradição em treinamento de motoristas, oferecendo cursos de especialização para clientes frotistas desde 1982.
“Em 27 anos treinamos cerca de 200 mil motoristas e monitores de clientes. Essa iniciativa assegura aos clientes menor consumo de combustível e diminuição do consumo de pneus e de manutenções corretivas pelo mau uso do veículo”, afirma o executivo.
Carvalho assegura que o curso Técnica de Operação proporciona ganhos concretos em aspectos vitais do uso do veículo. Em média, há uma melhora de 25% na sua autonomia – o caminhão passa a fazer mais quilômetros por litro. Há também uma média de melhora de 20% no tempo de percurso, o que significa entregas mais rápidas. Há ainda uma redução substancial, próxima de 50%, no número de troca de marchas, com o motorista fazendo menos esforço e o câmbio ganhando maior durabilidade.
O curso é aplicado nas instalações do cliente, seja por um instrutor da fábrica ou por um monitor do próprio frotista. Já o curso Formação de Monitores é aplicado pela Mercedes-Benz em seus Centros de Treinamento de Campinas (SP), Porto Alegre (RS) e Recife (PE).