|
|||||||||||||||||||||||||||
O novo caminhão Vertis que a Iveco está lançando no Brasil utiliza eixos trativos MS-13-113, um projeto inovador e patenteado no Brasil e nos Estados Unidos com a marca Meritor. O produto, desenvolvido no País pela equipe de engenharia da unidade de Osasco, próximo a São Paulo, onde a ArvinMeritor possui fábrica, foi customizado para o veículo depois de ser escolhido em testes comparativos com similares asiáticos.
“O eixo provou ser a melhor solução técnica e econômica, o que traz bastante satisfação aos nossos engenheiros pelo aspecto de competitividade” – afirma Arnaldo Camarão, gerente geral de engenharia da ArvinMeritor para a América do Sul. Ele explica que o MS-13-113 traz características exclusivas na categoria para atender caminhões de até 9 toneladas, como a carcaça tipo banjo estampada, a robustez do par coroa e pinhão e possibilidade de regulagem de pré-carga por meio de um sistema de rosca.
Ele destaca, ainda, a possibilidade de fazer a manutenção sem necessidade de retirar o eixo, já que o diferencial pode ser destacado do conjunto. “A manutenção é fácil e rápida, diferente do que ocorre com eixos que adotam outros conceitos na classe” – enfatiza.
A versão do MS 13-113 utilizado pela Iveco foi validada após testes de desenvolvimento no Brasil e países vizinhos. O produto é utilizado por outras marcas na região, na Ásia e Estados Unidos, onde foi adotado também no projeto da limusine utilizada pelo presidente Barack Obama.
A marca Meritor responde ainda pelo fornecimento do eixo de dupla velocidade MS-19-235 utilizado no Iveco Vertis de 13 toneladas que a Iveco está apresentando na categoria dos caminhões médios. Ao lado da versão leve de 9 toneladas, o veículo é adequado para diversas aplicações urbanas.
O Vertis é considerado o primeiro veículo totalmente desenvolvido no Brasil pela Iveco. Ele teve a apresentação mundial realizada na última edição da Fenatran, em São Paulo, e terá conteúdo local de 85%. Os motores de quatro cilindros, produzidos pela FPT Powertrain Technologies, oferecem potência de 154 cv e 173 cv. A caixa de transmissão é da ZF, com cinco marchas.