logo

caminhões e ônibus

Meritor fornece os eixos do Novo Cargo

Redação AB
Author image

cria

28 mar 2011

2 minutos de leitura

A Meritor fornece todos os eixos traseiros da familia Cargo 2012, que inclui onze modelos na faixa de 13 a 31 toneladas, com capacidade máxima de tração de 63 toneladas. A nova geração foi totalmente desenvolvida no Brasil, no Centro de Design da Ford América do Sul, em Camaçari, na Bahia, e no Centro de Engenharia de Caminhões em São Bernardo do Campo, SP, e em breve estará chegando ao mercado sul-americano.

O projeto global da Ford inova em criatividade e versatilidade, propondo novo desenho para as cabinas e padrões de qualidade. Uma das novidades é a cabine-leito, aplicada a cinco modelos, estampada, montada e pintada em Pouso Alegre, MG, para entrega, completa, na fábrica da Ford.

“Temos uma longa história de parceria com a Ford, que foi nosso primeiro cliente na área de caminhões, a partir de 1960, quando a montadora oferecia no País o F600”, afirma Sílvio Barros, diretor geral da Meritor para a América do Sul, que produz eixos em Osasco, SP. “A Meritor recebeu da Ford em 2008 o Silver World Excellence Award, uma distinção que poucos fornecedores conseguiram em nível global e mostra a importância desse relacionamento”, enfatiza.

A Ford obteve em 2010 participação de 23,9% no mercado competitivo de caminhões de 3,5 a 47 toneladas e consolidou 28 trimestres de lucratividade com as operações concentradas em São Bernardo do Campo, SP, onde montou 33.863 unidades em 2010, com vendas internas de 27.638 unidades.

Eixos

Barros destaca a Meritor como um dos três maiores sistemistas no segmento de veículos comerciais da América do Sul. “Com o lançamento recente de cardans, a Meritor está apta a fornecer todos os componentes que integram o sistema de tração e suspensão de caminhões e ônibus, entre a caixa de câmbio e as rodas”, explica.

Os investimentos da empresa em curso este ano, de US$ 20 milhões, se estendem à nova planta de cardans e modernização das linhas de eixos em Osasco, com a introdução de novas máquinas. Há outros US$ 7 milhões já aprovados para 2012. Tecnologias atuais, como soldagem a laser e corte integrado de engrenagens, estão sendo incorporadas para a construção de novas famílias de eixos.

Com fábricas de eixos e cardans em Osasco, a Meritor mantém joint venture com a Randon nas empresas Master e Suspensys, fabricantes de cubos de roda, tambores, freios e eixos para carretas.

Em janeiro a Meritor vendeu sua última parcela de negócios na área de componentes para veículos leves, que era dirigida à produção, em Limeira, SP, de fechaduras e peças para portas. A partir de agora a companhia passa a se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento e fornecimento de soluções para caminhões, ônibus, carretas e veículos industriais.