“As principais vantagens dessa nova operação é que conseguimos atender a demanda de clientes que necessitam de conteúdo local. Dessa forma, é possível que as montadoras cumpram as normas propostas pelo Inovar-Auto, que possui como índice mínimo de nacionalização 65% das autopeças”, afirma Chris Villavarayan, presidente da Meritor para as Américas na divisão Veículos Comerciais, que esteve acompanhou a inauguração.
Entre os novos processos, está o de soldagem de suportes nas carcaças estampadas, que utiliza dois robôs. O mecanismo, criado para aprimorar a qualidade e extinguir um gargalo de produção existente na planta, foi projetado pelos próprios engenheiros da Meritor em parceria com fornecedores locais, combinando robôs de última geração com dispositivos de fixação e movimentação.
O planejamento de modernização da linha inclui a expansão do número de células para que todo o processo de solda dentro da planta utilize a nova tecnologia: “Investiremos muito na formação profissional de nossos colaboradores. Quem opera a solda hoje será preparado para atuar como operador técnico em robótica, por exemplo, para que todos possam evoluir junto com a Meritor”, complementa Alexandre Marien, diretor de operações da Meritor para América do Sul.