
Para as ocasiões em que o veículo estiver vazio, como caminhões-tanque e graneleiros em rota de retorno, é possível utilizar um sistema divisor de torque que elimina a transferência de tração para o eixo posterior, com a possibilidade de suspendê-lo por bolsões pneumáticos, transformando o veículo de 6×4 para 4×2.
Isso é possível pelo uso de um sistema inteligente de controle de tração, em que o mecanismo só é utilizado quando necessário. A inovação possibilita economia de combustível, pneus, freios e contribui para o aumento da durabilidade dos componentes internos do diferencial (pinhão, coroa, rolamentos e até lubrificante), reduzindo os custos de manutenção e o nível de emissões.
“Considerando apenas a redução de consumo de combustível, podemos dizer que a economia gerada por essa tecnologia pode variar de 3% a 6%”, afirma o engenheiro-chefe da Meritor, Arnaldo Camarão.
O produto ainda está em desenvolvimento e foi mostrado recentemente na 65ª Feira Internacional de Veículos Comerciais IAA, em Hannover. A ideia é que esteja no mercado em dois anos, porém a Meritor já está em contato com montadoras para customização e adequação do produto às necessidades de cada veículo e aplicação.