logo

autoinforme

“Mês da Copa” é o pior desde março

Se os 30 dias em que ocorreram os jogos da Copa do Mundo 2014 (12 de junho a 13 de julho) formassem um mês regular de vendas, seria um dos piores do ano (veja abaixo o quadro de vendas mensais em 2014).
Author image

Redação AB

24 jul 2014

2 minutos de leitura

Vendas

Mesmo assim, no período da Copa foram vendidos 246.406 carros e comerciais leves, volume que pode ser considerado razoável considerando as atribulações sofridas pela indústria e pelo mercado nesse intervalo. As inconstâncias nas vendas foram tamanhas que nem dá pra fazer um cálculo de vendas diárias, pois alguns dias foram feriados numa cidade e não em outra. Num mês normal, as vendas diárias variam de 10 mil a 14 mil unidades e os últimos dias do mês são os que têm o maior volume de licenciamento. Pois no mês de Copa os emplacamentos foram totalmente irregulares (veja abaixo o gráfico de vendas diárias durante a Copa).

Vendas

Nos cinco jogos que a seleção brasileira fez em dias de semana as vendas foram as mais baixas do mês. O recorde negativo foi no jogo de abertura, diante da Croácia, no estádio do Corinthians, quando foram licenciadas apenas 6.863 unidades. O segundo pior desempenho de vendas foi no jogo Brasil x Colômbia, em 4 de julho: 7.218 unidades. No trágico dia 8 de julho, da goleada sofrida diante da Alemanha, até no Renavam o número sete nos perseguiu: foram 7.510 carros emplacados.

Nos dias dos jogos com México e Camarões as vendas também não passaram de 9 mil unidades: 8.698 em 23/6 e 9.005 em 17/6. Em compensação, as sextas-feiras do mês da Copa acumularam os licenciamentos que deixaram de ser feitos durante a semana e estouraram em vendas.

Fora o jogo de abertura, as partidas no Itaquerão não atrapalharam tanto as vendas: dia 13 de junho foram emplacados 16.327 carros e dia 27 foram 17.123. Só na semifinal, dia 9 de julho, é que as venda foram muito fracas, 8.612 unidades, mas pesou nesta data o feriado da Revolução Constitucionalista no Estado de São Paulo.

O reflexo na procura por crédito foi imediato. Levantamento feito pela Bom Pra Crédito, loja virtual de produtos financeiros, mostrou que a busca por financiamento de veículos no período de Copa caiu 14,2% comparado com igual período do mês anterior. Nos dias dos jogos a busca pelo recurso despencou, caindo 53,6%. No jogo contra a Colômbia, dia 4 de julho, a procura por crédito caiu 69% (veja abaixo quadro que mostra o movimento na procura por financiamentos).

Procura

Este artigo foi publicado originalmente na Agência Autoinforme