
O bloqueio da estrada foi feito por trabalhadores do setor MVA (Montagem de Veículos Automotores), onde é montado atualmente só o Classic, depois do recente encerramento da produção de Meriva, Zafira e Corsa. Também como forma de protesto, eles interromperam mais uma vez a produção do setor que, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, só retorna na manhã do dia 3. Os funcionários da linha onde é montada a picape S10 também permaneceram parados em frente à fábrica. Os metalúrgicos tentam atrair a atenção da presidente da República, Dilma Rousseff, pedindo a ela que intervenha contra a possível demissão em massa de até 2 mil trabalhadores.
A General Motors já reduziu drasticamente a produção do Classic. A partir da sexta, 3, o volume cairá de 375 para 80 veículos por dia. Segundo o sindicato, a empresa pretende acabar definitivamente com a produção do Classic em São José dos Campos, passando a importar, da Argentina, 6 mil unidades por mês.
Também de acordo com o sindicato, desde o dia 1º a GM começou a esvaziar o MVA, o que confirmaria as denúncias de que a empresa vai desativar por completo o setor e demitir até 2 mil trabalhadores a qualquer momento. A pedido do sindicato, a empresa concedeu licença remunerada neste dia 2 para os 7,2 mil trabalhadores da planta.
O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região enviou pedido de agendamento de reunião com a presidente e também uma carta à governante, relatando a realidade vivida pelos trabalhadores da fábrica. Às 18 horas da quinta o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, recebe líderes sindicais no Palácio dos Bandeirantes e no sábado haverá reunião entre representantes do sindicato, da GM, do governo do Estado, do Ministério do Trabalho e Emprego e da Prefeitura de São José dos Campos (leia
aqui).