
Terminou na quinta-feira, 6, a greve na fábrica da Ford de Taubaté. Os funcionários voltaram ao trabalho após uma assembleia realizada pelo sindicato local dos metalúrgicos. Os trabalhadores optaram pelo retorno após a proposta do Tribunal Regional de Trabalho (TRT) de Campinas (SP).
Na quarta-feira o TRT sugeriu que todos retornassem ao trabalho sem o desconto dos dias parados e em escalas que privilegiassem a jornada de segunda a sexta-feira ao maior número possível de trabalhadores. A greve ocorreu porque os metalúrgicos reivindicam descanso aos sábados e domingos para todos.
Em resposta, a Ford confirma o retorno ao trabalho e afirma que a maioria já cumpre essa escala. A unidade de Taubaté tem cerca de 1,6 mil funcionários. Produz motores para Ka, Fiesta, EcoSport e Focus. Também faz transmissões manuais.
Para o motor 1.0 de três cilindros utilizado no Ka a unidade fabrica os virabrequins e funde seus cabeçotes. No futuro fará também o propulsor 1.5 de três cilindros que agora está vindo da Índia para equipar parte dos novos EcoSport.