logo

metrô de são paulo

Metrô de SP inicia novos testes da versão digital da Pesquisa Origem Destino

Author image

Redação AB

20 jul 2021

2 minutos de leitura

G_inovacao_837.jpg

O Metrô de São Paulo iniciou na segunda-feira, 19 de julho, a segunda fase de testes da versão digital de sua Pesquisa Origem Destino. Diferentemente do levantamento tradicional, que é feito presencialmente com visitas a domicílio, esta versão da pesquisa é totalmente digital, via app. O objetivo principal não é reunir as estatísticas, e sim avaliar se a metodologia de coleta digital funciona.

A pesquisa é aberta ao público. Para participar, os interessados devem baixar o app Pesquisa OD Digital em seus celulares ou tablets e fazer a inscrição até esta sexta-feira, dia 23. Ao ser aprovado, deve autorizar a coleta de seus dados de localização ao longo de sete dias consecutivos. Em três desses dias, o pesquisado deve editar as viagens pelo aplicativo, informando o motivo e o modo de deslocamento utilizado.

O objetivo do Consórcio Cittamobi-Oficina, organizador da pesquisa, é obter uma amostra de 10 mil participantes. Serão coletados dados como localidades de destino e origem, horários de saída e chegada, modalidades de transporte e as finalidades dos deslocamentos (trabalho, educação, lazer, etc.). A fase de coleta irá durar 19 dias, com encerramento em 6 de agosto. Os detalhes sobre a inscrição e a pesquisa podem ser encontrados no site do app.

Mais do que obter as estatísticas desses participantes, o objetivo da pesquisa é saber se a metodologia de coleta digital, via app, funciona adequadamente e se pode ser usada para a Pesquisa Origem Destino principal no futuro. “Se bem sucedido, o uso da tecnologia pode nos trazer diversos ganhos, como economia de tempo e de recursos financeiros”, afirma Silvani Pereira, presidente do Metrô de São Paulo. “Essa é uma tendência que Paris, por exemplo, já vem testando e nós vamos buscar para achar o modelo ideal para São Paulo”, argumenta.

A Pesquisa Origem Destino é realizada a cada dez anos desde 1967. É o maior levantamento de mobilidade urbana realizado no Brasil e serve para mapear os deslocamentos na Região Metropolitana de São Paulo, que conta com 39 municípios. Em sua última edição, em 2017, visitou mais de 100 mil domicílios e entrevistou 150 mil pessoas ao longo de onze meses de trabalho. É possível acessar os dados no site do Metrô.