
Por Vicente Massaroti, CEO da Vtech
A indústria sempre foi uma das engrenagens que movem a sociedade. Quando a tecnologia se desenvolve e as soluções são aplicadas no dia a dia dos processos industriais, vemos a evolução acontecer e todos somos beneficiados com ela.
Essa mudança vem ocorrendo ao longo da história, como nas revoluções industriais, e agora presenciamos os impactos de mais um momento de transformação, a Indústria 4.0, que traz o que há de mais novo em termos de tecnologia.
Apesar de essa ser uma constante histórica, se refletirmos bem sobre o atual momento, veremos que essas mudanças estão acontecendo de forma cada vez mais rápida. Seja pelo poder da conectividade, seja pelos efeitos de uma sociedade em que tudo evolui exponencialmente e depressa.
Maior precisão gera eficiência e aumenta a confiabilidade
No caso do setor industrial, as soluções em metrologia guiam essas mudanças e evoluções. Porém, como ela influencia em um mundo atual tão dinâmico e com preocupações com economia sustentável?
É simples. Quando tecnologias como scanners, soluções de automação e células de medição (como nosso famoso ScanBox) são implementadas, tudo pode ser medido e controlado com a precisão ideal. E, a partir disso, são originados os insumos que servirão de base para o aprimoramento e a otimização dos processos, proporcionando benefícios como maior eficiência, redução de custos e produtos mais confiáveis ao mercado.
A isto se somam tecnologias desenvolvidas para aprimorar os resultados, em termos econômicos, de confiabilidade e de sustentabilidade.
A base para nós está no uso da metrologia óptica como instrumento de medição. Ela vem substituindo métodos tradicionais por técnicas sem contato, utilizando sensores ópticos para capturar geometrias complexas com alta precisão e rapidez. Essa tecnologia permite reduzir tempos de medição, minimizar o desgaste de ferramentas e eliminar a necessidade de contato direto com as peças, evitando danos e imprecisões.
O Virtual Clamping, por exemplo, é uma inovação que permite realizar medições sem a necessidade de fixação física das peças. Por meio de algoritmos avançados e de IA, ele simula digitalmente a fixação da peça, reduzindo a influência de forças externas e eliminando a necessidade de dispositivos mecânicos, aplicando cada vez mais a teoria do gêmeo digital.
O resultado disso é uma redução de custos diretos, como investimentos em dispositivos, e indiretos, como espaço de armazenamento e cuidados extras para a manutenção e garantia desses aparelhos.
Isto por si só traz ganhos de sustentabilidade, pois permite um uso mais racional do espaço e da energia utilizada na produção.
Aliada a tudo isso, a IA aplicada à metrologia potencializa a análise de dados e a automação dos processos de medição. Com o tratamento de dados através do PiWeb é possível coletar, organizar e analisar grandes volumes de dados, o que permite identificar tendências, prever falhas e otimizar processos produtivos. Como nos outros casos, esse avanço reduz desperdícios, melhora a qualidade dos produtos e aumenta a eficiência operacional.
Por fim, o Quality Connected e o PiWeb proporcionam uma gestão centralizada das programações e das medições, inclusive dos resultados, garantindo que todas as máquinas e dispositivos de medição estejam interligados e compartilhem dados em tempo real. Esse modelo integrado assegura a padronização dos processos e maior confiabilidade nas medições e facilita a tomada de decisão baseadas em dados precisos e atualizados.
Ganhos econômicos, reputacionais e sustentáveis
A implementação dessas tecnologias metrológicas gera impactos significativos nos aspectos:
- econômicos, com a redução do consumo de energia e otimização do espaço fabril, eliminando a necessidade de equipamentos volumosos e processos demorados;
- de confiabilidade, com o aumento da precisão das medições, da redução de erros e da garantia da conformidade com os padrões de qualidade internacionais;
- de sustentabilidade, com menor desperdício de materiais, redução da emissão de carbono e eliminação de descartes desnecessários.
Para alcançar esses resultados é fundamental que a evolução da metrologia seja acompanhada por uma transformação fortalecida não só pela tecnologia, mas também pela cultura da indústria.
Ou seja, não é apenas uma questão de adotar o que há de mais novo, mas também de proporcionar o treinamento e a qualificação adequados para que os profissionais envolvidos no processo possam acompanhar essa evolução.
O treinamento AUKOM é um exemplo desse tipo de qualificação necessária. Afinal, essas formações inseridas no campo de tecnologia de medição na produção industrial, especialmente no campo de medição por coordenadas, garantem que os serviços prestados pelos profissionais sejam compatíveis com o padrão de qualidade mundial.
Exemplos práticos nos mostram que os treinamentos AUKOM maximizam o investimento em metrologia ao integrar conhecimento e adaptar as soluções às necessidades específicas em diferentes estágios.
Nós da Vtech afirmamos isso com propriedade, já que, em 2018, nos tornamos a primeira parceira certificada da AUKOM na América do Sul, com profissionais qualificados e certificados para ministrar seus treinamentos.
Mais do que uma questão técnica, a metrologia é o combustível que impulsiona a indústria a continuar crescendo e inovando continuamente. E ao adotar e entender seus princípios, damos passos importantes.