logo

acordo automotivo

México quer revisão de acordo automotivo

O México tem planos de revisar o acordo automotivo com o Brasil a partir do próximo ano. A afirmação é do presidente eleito do país, Enrique Peña Nieto, que assume em janeiro de 2013, para a presidente Dilma Rousseff durante sua visita ao País, na quinta-feira, 20. Segundo reportagem do jornal O Estado de São Paulo, Nieto deseja modificar o tratado mais uma vez para “ampliar a relação comercial” entre os dois países.
Author image

Redação AB

21 set 2012

1 minutos de leitura

G_noticia_15165.gif

“Acredito que a melhor forma de poder dar uma solução ao tema é gerando mais incentivos, sobretudo para esse mercado, essa relação de livre mercado, buscando maior equilíbrio à balança comercial. Melhor que limitar os fluxos, é ampliar a relação comercial entre México e Brasil. Essa deve ser a visão futura”, afirmou o presidente eleito, após encontro com Dilma, segundo a publicação.

Em março, o governo brasileiro publicou uma nova versão do acordo automotivo com o México, após diversas reuniões entre seus representantes, que resultou em novas regras para o comércio bilateral de veículos leves, limitando a cotas anuais de exportação e importação. A iniciativa partiu do Brasil, devido ao déficit da balança comercial do setor com o México (leia aqui).