
A rede de distribuidores Michelin lançou comercialmente um serviço chamado Frota Certa, pelo qual um técnico vai até o cliente e faz checagens regulares de pressão e profundidade dos sulcos dos pneus, além de identificar problemas eventuais.
Os dados são processados, armazenados e transformados automaticamente em relatórios, que podem ser acessados pelo frotista a partir de smartphone, tablet ou qualquer equipamento com acesso à internet.
O conjunto de informações ajuda a perceber a necessidade de calibragem, rodízio e alinhamento, o que aumenta a vida útil e reduz o custo com pneus e combustível. “Começamos há cerca de dois anos com um programa-piloto”, afirma o presidente da Michelin para a América do Sul, Nour Bouhassoun. Atualmente, segundo a companhia, 13 mil veículos compõem a base de dados do Frota Certa.
Além do diagnóstico, a Michelin presta consultoria e ajuda o transportador a transformar as informações em ações concretas de melhoria de gestão. “Estamos investindo em tecnologia para reduzir custos e facilitar a operação”, afirma o diretor de marketing e vendas da Michelin para a América do Sul, Antônio Crespo.
“A Michelin fornece itens de hardware e software e a gestão cabe à nossa rede de revendas”, diz Crespo. Segundo o executivo, o Frota Certa já era utilizado em outros países da América Latina.