
Segundo testes auditados pela Dekra e Tuv Sud, o LTX Force tem desempenho superior aos concorrentes diretos Goodyear Wrangler Adventure e Pirelli Scorpion ATR, já que freia dois metros antes em pistas molhadas, tem bom comportamento em situações de aquaplanagem e, segundo a fabricante, durabilidade 35% maior.
Bruno Blanc, diretor de marketing para pneus de passeio e caminhonetes da Michelin América do Sul, acredita que a crise no mercado automotivo brasileiro é cíclica e as vendas do pneu não serão afetadas. “O LTX Force chega ao mercado brasileiro com preço competitivo e é destinado a um nicho específico que apresenta crescimento mesmo durante a crise. Também exportaremos ele para muitos outros países no mundo”, observa.
O executivo revela também que o novo pneu deverá custar em média R$ 800 para o mercado de São Paulo. “€ 600 milhões é o investimento total da Michelin, por ano, em pesquisa e desenvolvimento. O projeto do LTX Force começou em 2011 e desde então já estava previsto para ser feito no Brasil”, analisa Blanc, que não revela o aporte específico para essa gama e nem a produção da planta brasileira.
O LTX Force estará nas lojas ainda este mês, com aros que vão de 15 a 18 polegadas. A partir do segundo semestre os modelos Chevrolet S10 e Trail Blazer, Ford EcoSport e Volkswagen Amarok sairão de fábrica equipados com o pneu.