
Na ocasião de seu lançamento, a Michelin previa equipar ainda neste segundo semestre outros veículos, como Chevrolet S10 e Trail Blazer, Ford EcoSport e Volkswagen Amarok, que também sairão de fábrica com o novo pneu, que é fabricado na unidade da Michelin em Itatiaia (RJ) (leia aqui).
Em testes auditados pela Dekra e Tuv Sud, o LTX Force tem desempenho superior aos concorrentes diretos como Goodyear Wrangler Adventure e Pirelli Scorpion ATR, uma vez que que freia dois metros antes dos demais em pistas molhadas, apresenta comportamento satisfatório em situações de aquaplanagem e, segundo a fabricante, tem durabilidade 35% maior.
“A Michelin utilizou toda a sua expertise no desenvolvimento do pneu LTX Force, um produto que vem reforçar o compromisso da empresa em garantir – em um só pneu – mais segurança, mais durabilidade e mais eficiência energética, sem abrir mão de nenhuma outra performance”, comenta o gerente de marketing para pneus de passeio e caminhonete da Michelin na América do Sul, Anoildo Mattos.
O novo pneu foi desenvolvido com características e tecnologias herdadas do mundo da competição. A escultura da banda de rodagem é inspirada no Rally Dakar e desenhada para oferecer maior aderência ao solo. O composto de borracha também é inspirado no Rali WRC – World Rally Championschip, que segundo a empresa, atribui ao pneu maior resistência ao desgaste. Desta combinação da banda de rodagem reforçada e do novo composto de borracha nasceu a nova tecnologia Rally Force.